quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Penamacor: Sessão recorda Ribeiro Sanches


A vida e obra do médico e cientista António Nunes Ribeiro Sanches é o tema central de uma tertúlia marcada para este sábado, dia 26, em Penamacor. A iniciativa é organizada pela Adraces- Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro-Sul, Câmara Municipal de Penamacor e a associação cultural Progestur. 
A sessão abre às 15H00 com a investigadora Antonieta Garcia, que falará sobre o período da inquisição e do exílio de Ribeiro Sanches. Amélia Ricon-Ferraz abordará o pioneirismo de Ribeiro Sanches na higiene político-social e António Rosa Mendes falará sobre Ribeiro Sanches beirão, português e europeu. António Tavares Proença encerra a sessão, falando sobre a relação com o judaísmo. 
A sessão acontece no convento de Santo António.
Ribeiro Sanches nasceu em Penamacor a 7 de março de 1699, descendendo de uma família de judeus. Estudou Direito na Universidade de Coimbra mas acabou por se formar em Medicina na Universidade de Salamanca, em Espanha.
A origem judaica obrigou-o a fugir do país em 1726 , tornando-se médico pessoal da czarina Ana Ivanovna, da Rússia. Torna-se membro da Academia de Ciências de São Petersburgo e de Paris e em 1771 é publicado na enciclopédia de Diderot e D'Alembert, tornando-se no único intelectual português a constar nesta obra. Morreu a 14 de outubro de 1783, em Paris.


In jornal "A Reconquista"

Sem comentários: