quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Penamacor: Bombeiros suprimem falta do Centro de Saúde

 Penamacor: Bombeiros suprimem falta do Centro de Saúde
Com o novo horário, mais reduzido, do Centro de Saúde de Penamacor, os bombeiros da vila têm sentido um aumento “bastante significativo” do número de transportes de doentes. Por isso os soldados da paz vão celebrar um protocolo com diversas entidades de forma a implementarem no concelho, um sistema pioneiro em Portugal.
Porfírio Saraiva, explica , que o que se pretende é que os doentes não urgentes sejam tratados ao domicilio.
“Na nova ambulância, equipada tipo INEM, vai ter uma equipa que inclui um enfermeiro e um bombeiro com curso TAS, que vão acorrer às chamadas e através de uma linha própria com as unidades de saúde, Cova da Beira e ULS, seja feita a avaliação do doente” explica Porfírio Saraiva.
Na prática o enfermeiro fará no local uma 1º avaliação em conjunto com o médico, via telefone, e caso haja necessidade o doente é encaminhado para a unidade de saúde se tal não for necessário são lhe prestados os cuidados pela equipa no local.
Para o responsável dos bombeiros o objetivo, é “colmatar a falta do centro de saúde e servir bem as populações”. Paralelamente Porfírio Saraiva diz que com este sistema, se vai reduzir o numero de doentes nas urgências hospitalares, “com a triagem feita no local, evitaremos de certeza muitas deslocações desnecessárias às urgências”.
O protocolo será em breve celebrado com a Câmara Municipal, que vai suportar as despesas com o enfermeiro, com o INEM, Centro Hospitalar da Cova da Beira e ULS de Castelo Branco.
Sem avançar com números Porfírio Saraiva adianta que o número de transportes subiu “significativamente” desde o encerramento do Centro de Saúde á noite e aos fins de semana. “Há alturas em que não temos nenhuma ambulância no quartel” frisa o responsável.

Autora: Cristina Valente in "Diário digital Castelo Branco"

Sem comentários: