quinta-feira, 22 de novembro de 2012

PENAMACOR: MAIS DO MESMO

Oposição em Penamacor votou contra plano e orçamento para o próximo ano. Mais do mesmo, diz a Coligação. Maioria justifica a redução de cerca de quatro milhões de euros com a renegociação da dívida à empresa Águas do Zêzere e Côa.
 
Hoje, às 17:30 por Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

O orçamento, no valor de 11 milhões de euros, representa um decréscimo de 3 milhões 780 mil euros em relação a este ano. Uma redução que segundo Domingos Torrão se fica a dever sobretudo “à renegociação da dívida do município com a empresa Águas do Zêzere e Côa”. As transferências para as juntas de freguesia “mantém-se” e é intenção da autarquia concluir algumas obras, de que é exemplo a casa Ribeiro Sanches “a candidatura está praticamente aprovada e vai ser financiada não por fundos comunitários mas pelo governo norueguês com quem a direcção geral de cultura está preparar um conjunto de projecto relacionados com a cultura”. O objectivo é que a casa Ribeiro Sanches seja “um espaço de referência relativamente a este matemático, filósofo, médico e pensador”.
Vítor Gabriel diz que ao longo dos anos foram vários os projectos “megalómanos” que a maioria deixou cair. O líder da bancada da Coligação Todos por Penamacor deixa alguns exemplos “a unidade da biomassa, a Facep, o SAP, ao fim de muitos anos e dois milhões e meio depois acabou por cair, o lince parque, o teatro clube de Penamacor, a Facep, a culturlândia, o centro de interpretação do castelo, a recuperação de regadios”.
Na reunião em que foi aprovado o plano e orçamento para o próximo ano foi também aprovada a proposta de libertar 2,5% do IRS para os munícipes, quando habitualmente os 5% previstos na lei revertiam para o município.

Sem comentários: