sexta-feira, 9 de novembro de 2012

75 freguesias extintas no distrito da Guarda e na Cova da Beira


Foi hoje conhecida hoje a proposta da Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território (UTRAT) para a extinção de freguesias, que foi entregue no Parlamento no passado dia 2. No distrito da Guarda e na Cova da Beira desaparecem, para já, 75 freguesias. 
O concelho de Aguiar da Beira passará a ter menos três freguesias (Coruche, Gradiz e Valverde), Celorico da Beira seis (Velosa, Cadafaz, Salgueirais, Vide Entre Vinhas, Vila Boa do Mondego, e ainda a junção das duas freguesias urbanas) e Figueira de Castelo Rodrigo sete, de acordo com o parecer da Assembleia Municipal (Reigada, Vilar Torpim, Escarigo, Quintã de Pêro Martins, Penha de Águia, Vale de Afonsinho e Vilar de Amargo). No concelho da Guarda foi também aceite a posição da Assembleia Municipal, segundo o qual as atuais três freguesias urbanas de Sé, São Vicente e São Miguel serão agregadas numa só, havendo ainda as junções de Pousade com Albardo, Corujeira com Trinta, Monte Margarida com Rochoso, Vila Soeiro e Pêro Soares com Mizarela, e Avelãs de Ambom com Rocamondo. Já as freguesias da Ribeira dos Carinhos, Gagos, Carvalhal Meão e Seixo Amarelo serão absorvidas por São Miguel do Jarmelo, São Pedro do Jarmelo, Adão e Gonçalo, respetivamente. Em Vila Nova de Foz Côa será igualmente seguida a sugestão da Assembleia Municipal, que aponta para a extinção das freguesias de Murça, Mós e Santo Amaro.
No concelho da Mêda haverá cinco extinções (Outeiro de Gatos, Fonte Longa, Casteição, Carvalhal e Pai Penela), em Seia oito (Lapa dos Dinheiros, São Romão, Cabeça, Lajes, Santa Eulália, Folhadosa, Várzea de Meruge e São Martinho), igual número em Trancoso (Vila Garcia, Feital, Torres, Sebadelhe da Serra, Terrenho, Vilares, Souto Maior, e a junção das duas freguesias urbanas) e em Pinhel nove (junções de Alverca e Bouça Cova, Atalaia e Safurdão, Azevo e Cidadelhe, Valbom e Bogalhal, Ervas Tenras e Cerejo, Gouveias e Pomares, Santa Eufémia, Sorval e Póvoa d’El Rei, e Pereiro e Vale de Madeira), faltando decidir a localização das sedes. Já no Sabugal desaparecem 10 das atuais 40 freguesias (Ruivós, Vale das Éguas, Vale Longo, Pena Lobo, Lomba, Forcalhos, Vilar Maior, Badamalos, Moita e Aldeia de Santo António). Quanto a Manteigas, mantém as atuais quatro freguesias. 
Em Belmonte desaparece apenas uma freguesia, com Colmeal da Torre a juntar-se à sede de concelho, e em Penamacor passará a haver menos três freguesias: Bemposta, Aldeia de João Pires e Águas.
Falta ainda decidir o novo mapa dos concelhos de Almeida, Fornos de Algodres, Gouveia, Covilhã e Fundão, uma vez que a UTRAT não aceitou as propostas apresentadas pelas Assembleias Municipais locais por estarem em «desconformidade». As Assembleias Municipais terão agora que voltar a pronunciar-se sobre o assunto, ficando a unidade técnica da Assembleia da República a aguardar «eventual projeto alternativo».


In jornal "O Interior"

Sem comentários: