terça-feira, 16 de outubro de 2012

Centro de Saúde de Penamacor vai fechar durante a noite


Município disse não conseguir suportar mais o custo.


O Centro de Saúde de Penamacor vai passar a encerrar durante a noite a partir de 12 de novembro, anunciou a Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB), da qual faz parte, noticia a Lusa.

O município financiava o serviço, mas comunicou não poder continuar a suportar o custo.

Por outro lado, a procura também era diminuta: em agosto, mês em que o concelho tem mais população devido à chegada de emigrantes, só 14 pessoas usaram o serviço noturno, segundo dados da ULSCB.

Vieira Pires, presidente do concelho de administração da ULSCB, realçou à agência Lusa que apesar de haver serviço médico noturno, os casos de urgência sempre foram conduzidos para os hospitais.

Penamacor está a cerca de 45 quilómetros de Castelo Branco e da Covilhã, onde está sediado o Centro Hospitalar da Cova da Beira, sendo o encaminhamento dos casos urgentes decidido caso a caso.

A partir de 12 de novembro, o Centro de Saúde de Penamacor passará a funcionar das 08:00 às 20:00 nos dias úteis e das 09:30 às 13:30 aos sábados, domingos e feriados.

Está em causa uma despesa «de 250 mil euros por ano» com «um médico, um enfermeiro e um funcionário administrativo» em permanência, todas as noites, disse o vice-presidente, António Cabanas, à agência Lusa.

Apesar de a procura pelo serviço ser «bastante diminuta», para o autarca basta que haja «uma vida» em causa para esta ser «uma decisão que custa tomar», referiu.

A Câmara de Penamacor assumiu os custos de manter o centro de saúde aberto 24 horas por dia num acordo estabelecido com o Governo de Durão Barroso (PSD, 2002-2004).

Na altura, havia a expectativa de o Ministério da Saúde vir a assumir a despesa, mas tal «nunca veio a acontecer» e António Cabanas refere que agora é «impossível» continuar devido «à conjuntura e aos cortes do Governo» no financiamento das autarquias.


In TVI 24

Sem comentários: