segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

DISTRITAL DE CASTELO BRANCO, SEM SURPRESAS


Não houve grandes surpresas na jornada número dezoito do campeonato distrital de futebol. As equipas que ocupamos os primeiros lugares cumpriram a sua função de favoritos nas partidas que realizaram, vencendo os seus adversários.

Em Alcains, onde se jogava o encontro mais importante da jornada, o líder conseguiu o triunfo, sobre o Águias do Moradal, mercê de dois excelentes livres apontados por Vieira. O primeiro apontado aos 27’ e o segundo obtido já com três minutos para além dos 90. O Águias, que começa a ter a sina de perder alguns encontros em período de compensações, marcou o seu golo, aos 35 minutos, por intermédio de Aildo, igualando, na altura, a contenda.
No Municipal do Fundão a equipa de João Laia entrou a todo o gás enviando três bolas aos ferros da baliza do Proença. Apesar deste maior ascendente a bola teve alguma dificuldade em entrar na baliza de Almeida, foi já na segunda parte que o marcador funcionou, numa jogada muito bem construída, com Cristiano Costa a finalizar de forma superior. O segundo golo resulta de um livre estudado, com dois toques e remate fulminante de Nuno Batista, para fazer o 2-0, quando faltavam 10 minutos para o termo do encontro.
No Teixoso o Vitória de Sernache não deixou os seus créditos por mãos alheias e somou os três pontos na partida com o Teixosense. Foi suficiente o golo de Ramos apontou aos 57 minutos do encontro.
Em Pedrogão a Atalaia do Campo deu sempre vantagem à equipa da casa e, provavelmente, por esse motivo não foi além de um empate a dois golos. O Pedrogão marcou o primeiro golo por Mickael, aos 50’, consentiu o empate, por Edmilson, que havia entrado no jogo minutos antes, aos 65’, voltou a ganhar vantagem com um tento assinado por Vítor, aos 71’ e, quatro minutos depois foi a vez da Atalaia voltar a marcar, desta feita por intermédio de David Nogueira. A bola ainda voltou a entrar na baliza do Pedrogão mas o auxiliar do árbitro considerou posição irregular do autor do disparo.
Em Oleiros a equipa comandada por José Ramalho não sentiu dificuldades em vencer o último da geral, a Póvoa de Rio de Moinhos, brindando essa vitória com três golos sem resposta.
Em Valverde registou-se um empate, mas a nota de maior destaque vai para a lesão grave de que foi vitima o jogador do Valverde Pina. Faltavam 4 minutos para os 90 quando Pina tentou rematar à baliza adversária com um pontapé de bicicleta, na queda terá colocada mal o braço que sofreu fractura exposta, tendo sido, por isso, evacuado para o Centro Hospitalar Cova da Beira, pelos serviços do INEM. Esta lesão originou que a partida tivesse sofrido uma longa paragem, sendo reatada, na altura com o resultado a registar uma vantagem para a equipa de escalos de Cima, que obteve o seu golo, por intermédio de Carlitos, aos 82 minutos, poucos minutos antes da interrupção. O Valverde, depois do reatamento da partida, conseguiu chegar à igualdade, por intermédio de Gonçalo.
Na Lardosa jogaram dois dos clubes que não têm estado muito bem neste campeonato. Venceu a equipa do Vilarregense, por esclarecedores 4-0. Nelson foi o primeiro a marcar, na conversão de uma grande penalidade. Foi na segunda parte que a equipa de Vila de Rei conseguiu ampliar o marcador, respectivamente, por Cláudio, André Santos e Topa.
Em termos de classificação, a nota vai para o atraso que o Águias do Moradal começa a ter em relação aos primeiros. O Alcains lá vai, tranquilamente, na frente, com 43 pontos, mais quatro que a desportiva do Fundão e cinco que o Vitória de Sernache. A Atalaia, com o empate deste domingo também se atrasou, passou a ter oito pontos de diferença para o líder. O Águias deixou-se apanhar pela outra equipa do seu concelho. Moradal e Oleiros partilham a 5ª posição, com 33 pontos.
No próximo domingo o jogo grande realiza-se em Cernache do Bom Jardim. O Vitória vai receber o Estádio Nuno Alvares o líder Alcains. O jogo entre Atalaia do Campo e Oleiros também se reveste de grande interesse nesta jornada, enquanto que os fundanenses da Desportiva vão ter deslocação complicada a Escalos de Cima.


Autor: José Joaquim Ribeiro in Rádio Cova da Beira

Sem comentários: