segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

CAMPEONATO DISTRITAL DE CASTELO BRANCO


Desportiva do Fundão e Vitória de Sernache, ficaram mais próximos da liderança, depois da derrota do Alcains em Cernache do Bom Jardim.

A jornada deste fim de semana caracterizou-se por ter desfechos imprevisíveis, desde logo os que aconteceram no Estreito e em Proença-a-Nova. A Desportiva do Fundão só logrou a obtenção dos três pontos para lá do tempo regulamentar.
O jogo mais importante da jornada não gorou as expectativas. Os dois conjuntos, Vitória de Sernache e Alcains, proporcionaram bons momentos de futebol e manteve, até final, a incerteza, quanto ao desfecho da partida. O Vitória conseguiu ganhar vantagem aos 37’, com um golo apontado por Dani e obteve o segundo logo nos minutos iniciais da segunda parte, desta vez obtido por intermédio de Filipe Amaro, aos 53’. Com esta vantagem os homens de António Joaquim, que dominam muito bem as funções de defesa da sua baliza, passaram a controlar o jogo, não dando espaços aos jogadores do Alcains. Com um quarto de hora para se jogar o Alcains relançou o jogo quando conseguiu marcar por intermédio de Ricardo Costa. Este golo veio trazer à partida a emoção que, em boa verdade nunca deixou de ter, mas que passou a ser muito mais intensa.
O triunfo do Sernache relançou, também o campeonato visto ter proporcionado o encosto do Fundão ao líder e o próprio Vitória passou a ter apenas dois pontos de diferença em relação ao seu adversário deste domingo.
Em Escalos de Cima a equipa da Desportiva do Fundão não conseguiu mostrar todos os seus argumentos, naturalmente, por influência, muito importante da equipa de Paulo Macedo. É verdade que foram os fundanenses quem mais dominou, mas não deixa de ser exacto a boa prestação da equipa da casa. Foi já com três minutos para além dos noventa que a equipa de João Laia conseguiu marcar o golo que lhe permitiu ficar mais próximo do primeiro lugar. Foi num lance de bola parada, muitíssimo bem aproveitada por Óscar Menino, para bater Barão, o guarda-redes local, que nada podia ter feito.
Uma vitória arrancada a ferros, num terreno que não tem sido nada fácil para os clubes que jogam para os primeiros lugares.
No Estreito a equipa do Águias do Moradal não conseguiu impor-se perante um Pedrógão que tem alguma facilidade para obter bons resultados no campo do Ventoso. A equipa da casa conseguiu marcar, ainda na primeira parte, 37’, por intermédio de intermédio de David, mas os comandados de Xana conseguiram o tento da igualdade, aos 75’, por Vítor . Bem tentaram os da casa alterar o rumo do jogo mas, a boa acção defensiva do Pedrogão resultou plenamente, conseguindo, desse modo, um resultado precioso.
Em Atalaia do Campo a equipa da casa venceu, como se previa, a formação do Oleiros, no entanto importa dizer que não foi um triunfo fácil aquele que os homens de Paulo Serra conseguiram. A equipa da casa começou muito bem o jogo, logo aos 12’ adiantaram-se no marcador com um golo de Ednilson, num lance de contra-ataque, depois, a equipa de José Ramalho teve uma soberana oportunidade que Cunha desperdiçou, ao não conseguir converter uma grande penalidade, assinalada por mão de Spranger dentro da sua própria área. No reinicio da segunda parte a equipa da Atalaia arruou o jogo a seu favor quando David Nogueira atirou, sem apelo, para o fundo das redes, fixando o resultado no 2-0 final.
Em Proença-a-Nova a equipa do Teixosense teve o pássaro na mão mas deixou-o fugir. Marcou um golo no primeiro tempo, depois conseguiu o segundo a meio do segundo tempo, mas a equipa da casa, acreditando que podia fazer mais, lutou até final e conseguiu marcar por duas vezes, remediando o que já parecia irremediável.
No jogo entre os dois últimos classificados começou melhor a Lardosa, que conseguiu marcar por Martins mas, para que as duas equipas não se separassem na classificação geral, no segundo tempo a equipa da casa, a Póvoa de Rio de Moinhos, obteve o empate, por intermédio de Cláudio.
Esta jornada já tinha registado a vitória do Valverde em Vila de Rei, num jogo realizado a semana passada.
Em termos de tabela classificativa o campeonato passou, depois desta jornada, a ter mais interesse. Quatro clubes ficaram mais juntos nos primeiros lugares: Alcains, 43, Desportiva do Fundão 42, Sernache, 41 e Atalaia, 38. Entre o primeiro e o quarto apenas cinco pontos de diferença.
No próximo fim de semana não se colocam, em termos teóricos, grandes dificuldades aos clubes da dianteira: O Alcains recebe o Proença, os fundanenses vão ao Teixoso, a Atalaia vai até à Lardosa e o Sernache terá a deslocação com maior índice de dificuldade. O derby do pinhal joga-se em Oleiros, entre a equipa da casa e o Águias do Moradal.


Autor: José Joaquim Ribeiro in Rádio Cova da Beira

Sem comentários: