quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Penamacor: Exercício militar só causou danos em casa rural


Vidros partidos e fendas numa parede de uma casa rural são os únicos danos provocados pela passagem a baixa altitude de aviões da Força Aérea quarta-feira à noite em Penamacor, disse à Lusa o presidente da autarquia.
O autarca socialista, Domingos Torrão, está desde quarta-feira à noite a liderar o levantamento dos danos causados pela operação da Força Aérea, feito no terreno pela GNR e bombeiros locais e disse à agência Lusa que «os danos são muito inferiores ao esperado» inicialmente.
O porta-voz da Força Aérea disse hoje à Lusa que várias habitações da região de Penamacor ficaram danificadas alegadamente devido à passagem de 16 aeronaves portuguesas e dinamarquesas que procediam a um exercício militar naquela zona.
O tenente-coronel António Seabra adiantou que a Força Aérea está a averiguar um incidente que ocorreu cerca das 20:00 de quarta-feira e que poderá ter sido provocado pela passagem de aeronaves que procediam a um exercício militar.
«Realizaram-se quarta-feira à tarde e à noite exercícios militares que envolveram 16 aeronaves portuguesas e dinamarquesas com vários perfis, ou seja, a baixa e alta altitude», explicou.
De acordo com o tenente-coronel António Seabra, este tipo de exercícios, no âmbito da Aliança Atlântica, são habituais, não havendo até hoje registo de quaisquer problemas.
«São exercícios habituais cujo objectivo é preparar as tripulações para eventuais missões no âmbito da Aliança Atlântica e testar a inter-operacionalidade dos equipamentos», disse.
O responsável salientou que a Força Aérea já accionou todos os mecanismos para apurar o que aconteceu.
A Força Aérea foi informada pelo Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Castelo Branco de que alguns populares da zona de Penamacor se terão queixado de ruído intenso causado pela passagem dos aviões a baixa altitude e a grande velocidade, provocando estragos em habitações.
Contactada pela agência Lusa, fonte do CDOS de Castelo Branco confirmou ter sido alertado pela GNR de Penamacor do incidente que terá causado estragos em habitações e a morte de alguns animais.
«A informação que temos é que terão morrido alguns coelhos devido ao impacto do ruído causado pela passagem dos aviões», contou Catarina Monteiro do CDOS.
Por seu turno, a GNR de Penamacor adiantou à Lusa ter recebido várias queixas ao início da noite de quarta-feira referentes ao ruído e a estragos nas habitações provocado pelos aviões.
«As pessoas ligaram por causa do ruído. Sentiram medo», disse a mesma fonte, remetendo para mais tarde dados sobre o incidente uma vez que ainda não foi feito o levantamento dos estragos.


Diário Digital / Lusa
17-01-2008 11:32:17

Sem comentários: