quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

DISTRITAL - ATALAIA DO CAMPO EM QUEDA NO CAMPEONATO


A Atalaia do Campo, que liderou o campeonato durante várias jornadas está em queda. Nos três últimos jogos somou apenas um ponto e caiu, por via disso, para a 5ª posição da geral.

A equipa comandada por Paulo Serra passa a constituir o grande destaque deste campeonato. Liderou o distrital, criou expectativas, passaram a ser considerados equipa favorita para a conquista do campeonato, contudo, nos três últimos jogos voltam à posição de out-sider. Empataram em casa com o Águias do Moradal, surpreendentemente, foram derrotados em Escalos de Cima e este domingo saíram goleados de Cernache do Bom Jardim, resultados que os fazem baixar para a 5ª posição da tabela classificativa.
Este jogo em Cernache era, indiscutivelmente, o jogo mais importante desta última ronda da primeira volta. Frente a frente estavam duas das mais categorizadas equipas deste distrital, Vitória de Sernache e Atalaia do Campo. Quem olhar para o resultado ficará, como nós ficamos, muito surpreendidos, porém, por aquilo que foi possível saber do que se passou no jogo, o resultado é de todo merecido, tal a maior superioridade que os comandados de António Joaquim exerceram sobre este seu adversário. Digamos que a Atalaia conseguiu resistir 41 minutos. Foi nesta altura que Rui Domingues apontou o primeiro golo da partida. Na segunda parte Dani fez funcionar, de novo, o marcador para a equipa da casa e já em cima dos 90, Miguel Farinha colocava o resultado em 3-0. Quando se esperava que fosse este o resultado final, eis que, em tempo de compensações, o Vitória consegue ampliar para 4-0, num auto-golo de um defensor da Atalaia e ainda neste período a equipa do concelho do Fundão teve possibilidades de reduzir, através de uma grande penalidade, mas que Ricardo, guarda-redes do Sernache defendeu superiormente, deixando o resultado nesta goleada de 4-0.
Quem também goleou nesta jornada foi o líder do campeonato, o Alcains. Recebeu o último da geral e a equipa de Nuno Fonseca não deu quaisquer hipótese. Venceu por 9-1, com golos de Quinzinho, que fez o primeiro e o nono, Manoel, que à sua conta marcou por três vezes, o segundo, quinto e sexto, Ricardo Costa, que assinou o ponto por duas ocasiões, terceiro e quarto, Horácio, que fez o sétimo e Tito que rubricou o oitavo. Samuel, o defesa do Alcains apontou na sua própria baliza o tento de honra da Lardosa.
No Estreito a equipa de António Belo provavelmente não esperaria encontrar tantas dificuldades como acabou por ter, perante o Escalos de Cima. Ao intervalo o resultado registava um nulo, e foi no reinicio que Valadas conseguir desfeitear o guardião Barão. Não decorreram muitos minutos até David fazer o 2-0. Pensou-se que a partir daqui tudo seria bastante mais fácil para o Águias do Moradal. Puro engano. A equipa de Paulo Macedo acreditou, conseguiu reduzir por intermédio de Carlitos e colocou pressão sobre o seu adversário até ao final do encontro. A vitória do Águias não sofre qualquer contestação.
No Municipal do Fundão a equipa da Desportiva teve que se aplicar para poder levar de vencida a formação de Vila de Rei. Os fundanenses não podiam ter começado melhor este encontro. Logo nos segundo iniciais da partida beneficiaram de auto-golo de Miguel Marques. Foi como se o jogo se iniciasse com 1-0 para os fundanenses. As dificuldades, provavelmente não esperadas, vieram depois. A equipa do Vilarregense desceu ao meio campo contrário, por volta dos 15 minutos e, por intermédio de Topas, colocou o resultado num empate. Foi com este resultado que se chegou ao intervalo. Logo a abrir, também dentro do primeiro minuto, novo golo e de novo para a equipa de Sérgio Salgueiro: cruzamento de Cunha e remate de Cristiano. O 3-1 aconteceu 10 minutos depois, pelo que, a tranquilidade que a equipa fundanense necessitava acabou por acontecer com este terceiro golo, apontado por Ricardo Fonseca.
Em Pedrogão de S. Pedro foi o Oleiros quem melhor começou a partida. Logo aos 9 minutos conseguiu ganhar vantagem no marcador, por intermédio de Lúdvico, todavia, a equipa de Xana, que estreou nesta partida Theres, pressionou o seu adversário e, com essa pressão acabou por ter o prémio merecido. Theres serviu João Velho e este fez o empate, quando o relógio assinalava 72 minutos de jogo.
No Teixoso a equipa da casa conquistou a primeira vitória perante os seus adeptos. A vitima acabou por ser o Valverde. O Teixosense venceu por 3-0, com golos, todos na segunda parte, apontados por Casteleiro e Ferraz, que á sua conta assinou dois, aos 63 e 85 minutos.
Em jornada de grandes goleadas, falta falar de uma outra, a que aconteceu em Proença, com a equipa de José Esteves a impor-se, por 5-0, à formação de Póvoa de Rio de Moinhos. Foram autores dos golos, Esteves, Big, Fábio Martins e Norberto.
Numa jornada que forneceu 31 golos, só pode ter sido uma grande jornada de futebol. Não se conhecem casos de indisciplina, nos sete jogos realizados, pelo que está de parabéns a jornada que faz a viragem para a segunda volta do campeonato distrital, da Associação de Futebol de Castelo Branco.
Em termos de tabela classificativa o Alcains está na liderança, com 30 pontos, seguido de Vitória de Sernache e Águias do Moradal, com 28, Desportiva do Fundão, com 27, Atalaia com 26 e Oleiros e Valverde com 24.
No próximo fim de semana o prato forte serve-se em Cernache do Bom Jardim, com esse Vitória - Águias do Moradal. Jogos para o fim de semana: V.Sernache - Águias Moradal , Proença - Atalaia Campo , AD Fundão - Póvoa R.Moinhos , Teixosense - Vilarregense, Alcains - Valverde, Pedrogão S.Pedro - Lardosa e Oleiros - Escalos Cima.


Autor: José Joaquim Ribeiro in Rádio Cova da Beira

Sem comentários: