terça-feira, 16 de maio de 2017

INTERVENÇÃO CONCRETIZADA

Rádio Cova da Beira
Estão concluídos os trabalhos de ampliação do cemitério de Penamacor. A obra representou um investimento de 159 mil euros e, para além do aumento do número de campas, permitiu também requalificar algumas das áreas mais degradadas daquele espaço.

De acordo com o presidente da câmara municipal tratava-se de uma intervenção necessária no sentido de melhorar a dignidade daquele espaço e que há muito era reivindicada “estas não são as obras que mais queríamos concretizar mas são intervenções que tem de ser feitas porque somos concelhos com gente idosa e onde infelizmente se verificam muitos óbitos. Neste caso para além da ampliação foi também possível realizar uma requalificação profunda no cemitério porque era um espaço que merecia ter esta dignidade e era uma obra que há muito era reivindicada pela população”.
António Beites sublinha que ainda há necessidade de proceder a alguns arranjos na parte exterior do cemitério mas não se trata de uma obra com carácter de urgência “a grande necessidade que tínhamos era mesmo proceder ao alargamento do espaço; é certo que ainda há necessidade de proceder a algumas obras ao nível dos arranjos exteriores, nomeadamente na parte de trás da zona que foi ampliada. É uma intervenção que será feita a ser tempo”.
A cerimónia de bênção destes trabalhos foi presidida pelo bispo da diocese da Guarda. De acordo com D. Manuel Felício “tudo o que possa lembrar às pessoas esta dimensão que também é importante da vida e tudo aquilo que a pode dignificar isso é um bem que fazemos às pessoas. Os cemitérios são lugares de exercício da memória e em que procuramos afectivamente fortalecer a relação com os que partem mas são também espaços onde dignificamos os vivos e damos valor à vida”. 

Autor: Nuno Miguel in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: