quarta-feira, 26 de abril de 2017

PENAMACOR APROVA CONTAS

Rádio Cova da Beira

Câmara municipal de Penamacor aprovou por maioria o relatório de gestão e contas referentes a 2016. António Beites salientou a execução global de 95% de 11 milhões e 800 mil euros e a redução em um milhão e 600 mil da dívida da autarquia.

“Este ano teve uma redução superior, reduzimos directamente na dívida um valor superior a um milhão e 600 mil euros, o município de Penamacor a partir de Junho deixará de ter divida de curto prazo, estará toda em médio longo prazo, vamos fechar o mandato com uma dívida entre os 4 e os 4 milhões e meio de euros, esperamos mais próxima dos quatro milhões de euros”.
Segundo o presidente da câmara de Penamacor a maior execução foi na rubrica de projectos de obras que vão estar no terreno durante este ano, mas em 2016 também foi possível a realização de um conjunto de outras obras “algumas nas freguesias, processos de conclusão de todos os investimentos que tínhamos feito na zona central de Penamacor e uma execução muito grande na rubrica estudos e projectos que nos está a permitir o lançamento neste momento de obras estruturais para o concelho”.
A bancada da oposição seguiu a linha de anos anteriores e absteve-se na votação do relatório de gestão e contas. Vítor Gabriel salientou, pela positiva, a evolução financeira mas na opinião do líder da Coligação Todos por Penamacor continua a faltar uma estratégia ao município “qual é a estratégia da maioria do executivo relativamente ao concelho de Penamacor nas suas mais diversas matérias e eu, sublinho um elemento particularmente importante até porque pode inflectir aquela que tem sido a tendência de despovoamento de perda de uma certa dinâmica económica que ajudaria a fixação de pessoas, o que é que propõe em termos de investimento e empreendedorismo? o que é que se fez neste mandato no sentido de aprofundar e valorizar estas duas matérias?”.
Os documentos aprovados no executivo penamacorense vão agora ser submetidos à assembleia municipal que reúne na próxima sexta-feira.

Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: