segunda-feira, 18 de julho de 2016

AGENTE DA GNR DE PENAMACOR É CAMPEÃO MUNDIAL DE TIRO COM BESTA

Rádio Cova da Beira

Há um penamacorense entre os campeões do mundo de tiro com besta. José Costa é agente da GNR daquele concelho e fez parte da equipa do clube “Raia Aventura” que venceu o título mundial no campeonato que decorreu em Idanha-a-Nova no passado mês de Junho. Individualmente obteve o quinto lugar na classificação final.

Em declarações à RCB, José Costa sublinha que nunca esperou atingir este patamar a nível desportivo uma vez que apenas começou a praticar tiro com besta em Dezembro do ano passado “comprei a besta no final do ano passado para o desenvolvimento de actividades de caça; entretanto o clube soube que eu atirava, havia o campeonato do mundo em Idanha-a-Nova e fui desafiado a integrar a equipa. Eu não tinha nenhuma experiência a nível desportivo, aceitei o desafio, e acabei por me começar a entusiasmar. Dai para cá comecei a treinar duas a três vezes por semana, em cada competição em que participei consegui sempre bater os meus recordes pessoais e assim foi até à caminhada do mundial”.  
Para já o atirador está envolvido também nas meias finais da taça de Portugal, que se vai disputar em Lisboa no final deste mês. Depois disso o futuro é uma incógnita “é algo que ainda não pensei muito; a disponibilidade para poder andar de um lado para outro não é muito grande mas sempre que possível vou às competições. Os meus companheiros usam bestas de competição e eu uso uma de caça; não é fácil haver apoios para este tipo de competição mas tudo o que vier será sempre bem vindo”.
José Costa acrescenta que os apoios para a prática da modalidade não são muitos e refere que seria importante sensibilizar outras colectividades da região para a prática da modalidade “isso seria bastante interessante; seria bom até ao nível dos treinos porque esta é uma modalidade que se treina melhor em equipa do que individualmente porque se conseguem corrigir posições e aperfeiçoar os disparos. Era muito bom que pudessem aparecer mais colectividades e pessoas interessadas porque, acima de tudo, isto é uma diversão”.

Autor: Nuno Miguel in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: