segunda-feira, 24 de agosto de 2015

SECA: PENAMACOR EM ALERTA

Rádio Cova da Beira

Penamacor pode ficar sem água nos próximos 15 dias. O alerta foi deixado pelo presidente da câmara municipal esta manhã na reunião pública do executivo. Com depósito que abastece a vila e a zona sul do concelho a 20% e a albufeira da Baságueda seca, o autarca prevê problemas no abastecimento de água à população. 

“A albufeira da Baságueda está considerada como uma captação de recurso mas todos os anos, entre Junho e Setembro, é accionada para efectuar um reforço de água na zona sul do concelho, mais precisamente Aranhas, Salvador, Aldeia de João Pires e Aldeia do Bispo”.
Para além da zona sul do concelho, António Beites prevê também que o problema afecte sobretudo os pontos mais altos da vila de Penamacor “a zona do antigo externato e a zona do castelo funcionam com bombagens no depósito que se estiver a determinado nível não consegue fazer a bombagem necessária”.
Ontem mesmo a câmara de Penamacor publicou uma circular apelando à população contenção no consumo da água por forma a evitar o problema uma vez que a solução imediata não se vislumbra “porque a responsabilidade é da empresa que gere o sistema em alta”.
O autarca já pediu uma reunião com carácter de urgência à administração das Águas de Lisboa e Vale do Tejo, uma vez que o problema só se resolve com a substituição integral da conduta que abastece Penamacor.

Autora Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: