quinta-feira, 24 de abril de 2014

CÂMARA CONTESTA ENCERRAMENTO DE ESCOLA

 
 
Escola de primeiro ciclo e jardim de infância de Aldeia do Bispo, no concelho de Penamacor, sinalizada pelo Ministério da Educação para encerrar portas no próximo ano lectivo. A autarquia já contestou a decisão uma vez que o número de crianças no próximo ano lectivo se mantém inalterável: 23 no primeiro ciclo e nove no jardim de infância.
 
Além do número de crianças se manter inalterável, outro dos argumentos apresentados pela autarquia “foi a vontade dos pais em que a escola se mantenha em funcionamento, já o fizeram em anos anteriores através de um abaixo assinado, tudo acrescido de outro problema que é o do transporte de mais 32 alunos para Penamacor, que para a autarquia é um peso significativo uma vez que vai obrigar a mais um circuito de transporte público ou à aquisição de uma viatura para fazer este circuito”, explica Ilídia Cruchinho.
Apesar da autarquia ter acordado com o ministério o encerramento de escolas que não cumpram o número de alunos previstos na lei, depois de construído o centro escolar em Penamacor, a vereador com o pelouro da educação entende que “ainda não é altura certa para o fazer, embora tenhamos um compromisso com o ministério da educação de encerrar escolas a partir do momento que não têm número de alunos suficientes, uma vez que temos um novo centro escolar que tem óptimas condições e que pode acolher todos estes alunos, mas a verdade é que está previsto para o próximo ano lectivo em Aldeia do Bispo, 9 crianças no jardim de infância e 23 no primeiro ciclo”.
Aldeia do Bispo é uma das 439 escolas do primeiro ciclo sinalizadas pelo ministério da educação para encerrarem portas no próximo ano lectivo, afectando 5916 alunos. A autarca espera que o ministério seja sensível aos argumentos do município que contestou a decisão num ofício já enviado à delegação regional de educação do centro.
 
Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: