segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

AUTARQUIAS REUNIDAS EM TORRES NOVAS

Municípios que fazem parte da comunidade inter-municipal da Serra da Estrela vão passar a integrar a comunidade urbana das Beiras. O anúncio feito pelo presidente do conselho directivo da Comurbeiras na última assembleia da comunidade em que foram analisadas as propostas do governo para a reorganização administrativa do território.


Hoje, às 11:38 por Paulo Pinheiro & Nuno Miguel in "Rádio Cova da Beira"

Pela nova lei não podem existir comunidades com menos de cinco municípios e com um número interior a 90 mil habitantes e na região existem duas nessas circunstâncias; a Beira Interior Sul e a Serra da Estrela. Na última reunião da assembleia da comunidade, o presidente da comissão executiva refere quen "já decorreu uma primeira reunião em Gouveia e em que quase todos os municípios da comunidade da Serra da Estrela já concordaram em passar a integrar a comurbeiras; a única dúvida reside na questão de Oliveira do Hospital, mas ficou de tomar uma posição em breve".
Mas se a norte tudo parece estar definido, o mesmo não passa em relação ao sul. Carlos Pinto afirma que "os municípios da zona do Pinhal preferem agregar-se a Abrantes e o único município interessado em ligar-se a norte é a câmara de Penamacor; para isso vamos ter uma reunião em Torres Novas, em que vai marcar presença o secretário de estado da administração local, para análisar esta situação e também saber qual é o posicionamento que Castelo Branco vai ter em relação a esta matéria".
No entanto o também presidente da câmara da Covilhã questiona quais as verdadeiras razões que estão por detrás desta reforma "ainda não explicaram para que é que ela vai servir; ou de facto se cria um novo modelo para a gestão de fundos comunitários ou se é só para apresentar um novo modelo de escala em Bruxelas não me parece que ela vá ter êxito".
Carlos Pinto lamenta ainda que todo este processo decorra "sem que a vontade das populações seja ouvida".
Um conjunto de alterações que, de acordo com o presidente da câmara do Fundão, "vão alterar, de forma significativa, o actual modelo do municipalismo uma vez que estamos a assistir a uma tentativa encapotada de fazer uma sub regionalização, criando novas estruturas para ocupar o lugar das actuais NUT´S (nomenclaturas de unidade territorial) com mais competências e autonomia administrativa".

Sem comentários: