quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Freguesias cantam janeiras em Pedrógão

Mais de 350 pessoas cumpriram o cantar as Janeiras, que no concelho de Penamacor fica marcado pelas comadres e os compadres que se ganham.

Manda a tradição que no primeiro mês do calendário, dedicado ao deus Jano, se cantem as janeiras. A tradição cumpriu-se no concelho de Penamacor, naquele que foi o sétimo encontro concelhio das Janeiras, que reuniu mais 350 pessoas a entoarem os versos quer da anunciação do nascimento do Menino, quer os versos a solicitar as dádivas das janeiras.
O encontro concelhio das Janeiras foi a primeira iniciativa cultural que a equipa liderada por Domingos Torrão tomou logo que assumiu a presidência autárquica e que passados sete anos de governação foi acontecendo ano após ano ininterruptamente. Este ano o encontro concelhio das janeiras concentrou os grupos das 12 freguesias do concelho na aldeia de Pedrógão de S. Pedro, já que no ano passado o encontro teve lugar numa freguesia a norte do concelho, no Meimão. É este o figurino traçado pela vereadora da Cultura, que pretende não deixar morrer a tradição e de forma descentralizada fazer com que este encontro passe por todas as freguesias.
A tradição do canto das janeiras é diferente de terra para terra, apesar de as letras serem muito idênticas, o que torna a identidade cultural como uma das actividades mais marcantes de cada freguesia, lembra Ilídia Cruchinho. São letras feitas pela sabedoria popular para dar as boas vindas ao novo ano, a que se junta o pedido das dádivas e em Penamacor ganha-se compadres e comadres.
Jano, era o deus recordado no início do calendário a significar o deus das portas e da entrada. Era o porteiro dos céus, muito importante para os romanos que esperavam a sua protecção. Era-lhe pedido que afastasse das casas espíritos maus. Por esse motivo os grupos de janeireiros reúnem-se à entrada das casas a entoar os versos do canto popular, recordam os mais antigos.
A tradição em terras da raia continua a ser vivida e lembra Ilídia Cruchinho que “está para ficar” dado o interesse e o número de participantes que todos os anos se envolvem na iniciativa. No primeiro ano, foi aliás, a preocupação do actual executivo que os grupos constituídos nas várias freguesias fizessem o levantamento do acto de cantar as janeiras e no primeiro encontro concelhio toda a recolha fosse gravada em áudio e vídeo. O acervo recolhido está guardado no arquivo da câmara e foi entregue uma cópia a todas as freguesias do concelho de Penamacor.
O encontro concelhio das janeiras foi a primeira iniciativa cultural que contou com os grupos formados para que fizessem o que outrora tinham feito os romanos, que se saudavam no começar de um novo ano. Ao canto das janeiras associam-se as dádivas. Às portas das casas os grupos aguardavam que os donos trouxessem as chamadas janeiras, compostas por chouriço, morcela, pão e outros produtos locais.
Em Penamacor a peculiaridade está no facto das dádivas recolhidas se transformar num convívio a que começaram a chamar de festa dos compadres e comadres. Este ano coube à freguesia de Pedrógão de S. Pedro receber os grupos participantes com a promessa de no novo ano os grupos voltarem a reunir numa outra freguesia e oferecer um lanche convívio aos janeireiros.

Autor: Jaime Pires in A Reconquista

Sem comentários: