sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Centro Educativo de Penamacor com projecto aprovado

As obras arrancam no primeiro trimestre de 2009 para estarem concluídas no ano lectivo de 2010/2011.
Está decidido e aprovado o Centro Educativo de Penamacor, que vai concentrar na sede de concelho todos os alunos do 1.º ciclo, encerrando por completo as escolas existentes nas aldeias do concelho. Ainda se chegou a falar na construção de raiz de uma escola que concentrasse os alunos do 1.º ao 4.º ano de escolaridade, mas a candidatura agora aprovada acabou por ditar a requalificação e ampliação da actual Escola Básica do 1.º ciclo de Penamacor, junto ao cemitério.
O espaço físico existente há muito que reclama por obras, uma vez que nos últimos anos tem recebido os alunos das escolas que o Ministério da Educação sinaliza para encerrar.
Em Penamacor das 12 freguesias apenas quatro têm a escola a funcionar, nomeadamente Penamacor, Pedrógão de S. Pedro, Benquerença e Aldeia do Bispo.
As obras do futuro Centro Educativo de Penamacor, com um valor de um milhão e 700 mil euros, serão financiadas a 70 por cento por fundos comunitários do QREN, O Quadro de Referência Estratégico Nacional, sendo os restantes 30 por cento suportados pela autarquia e estão previstas arrancarem no primeiro trimestre de 2009 da qual faz parte a ampliação do parque escolar. Aliás, este foi o principal motivo da candidatura que a autarquia preparou ao QREN e que viu agora a sua aprovação.
O autarca admite que actualmente a escola do 1.º ciclo de Penamacor não tem condições para acolher todos os alunos, mas com a candidatura aprovada e dada luz verde para avançar a obra, Domingos Torrão acredita que a escola terá capacidade de resposta, com uma requalificação que passará por dotar a escola com uma biblioteca mais apetrechada, remodelação das salas de aula e áreas exteriores de recreio, sala de informática mais adequadas e uma cantina com refeitório. Terá ainda um mini auditório e um ginásio para a prática desportiva e actividades de enriquecimento curricular. Está ainda previsto a construção de um polidesportivo ao ar livre para a realização das actividades escolares.
O Centro Educativo, refere a vereadora da Educação, Ilídia Cruchinho, “terá todas as condições de ensino e aprendizagem, não só do número de salas de aula que vai aumentar como também de todas as estruturas de apoio”.
Tendo em conta que o Ministério da Educação aponta para o encerramento de mais estabelecimentos de ensino no próximo ano lectivo, o secretário de Estado da Educação, Valter Lemos continua a rejeitar a ideia da escola como travão de desertificação, asseverando ser “uma completa ilusão e até mesmo um pouco fraudulento dar a ideia às pessoas que são as escolas que promovem o desenvolvimento das aldeias. As escolas deixaram de ter alunos porque as freguesias deixaram de ter pessoas. Não foi o contrário”, conclui o governante.
Para Valter Lemos o Centro Educativo de Penamacor é visto com o objectivo de “garantir uma escola mais alargada e com igualdade de oportunidades”.
Numa primeira fase o Centro Educativo vai concentrar os alunos do 1.º ciclo uma vez que enquanto for possível as crianças do pré-escolar vão continuar nas suas aldeias, justificado pelo critério de proximidade.
Autor: Jaime Pires in Jornal "A Reconquista"

Sem comentários: