segunda-feira, 10 de novembro de 2008

LIGA PIORNOS – 8ª JORNADA


Por já não haver clubes do distrito na Taça de Portugal e por não se terem realizado jogos dos campeonatos nacionais, as atenções dos desportistas, neste domingo, viraram-se para o campeonato distrital, Liga Piornos e para a sua 8ª jornada.

Foi uma jornada em que mais uma vez o Alcains, líder da prova, voltou a ter grandes dificuldades para somar o três pontos. Tal como à oito dias, só mesmo no período de descontos a equipa de Andriaça conseguiu marcar o golo do triunfo. Se considerarmos que estes dois triunfos foram obtidos, com todas estas dificuldades, sobre os dois últimos classificados, é caso para nos questionarmos: o que se está a passar com a equipa do CDA ?
Perante os vizinhos de Escalos de Cima o Alcains não conseguiu desmontar a estratégia que Paulo Macedo engendrou para este confronto. Foi uma equipa passiva, muito previsível e, tal como à oito dias, sem garra e sem chama. Não chega ter mais valor que o adversário, para se alcançarem triunfos é necessário provar esse valor dentro das quatro linhas. É verdade que o resultado final é que vai contar, no entanto, é nossa convicção que o Alcains terá que mostrar mais do que o tem feito até aqui.
A primeira equipa a marcar foi a formação de Escalos de Cima, um golo apontado por Paulinho, à passagem do minuto 63. O Alcains respondeu, com um golo esquisito, tal como já o tinha sido o do Escalos, assinado por Ricardo Costa. Como o jogo teve muitas paragens, algumas resultantes das expulsões de Miguel, Manoel, Cláudio e Carlitos ( quatro expulsões, duas para cada equipa, num jogo é obra) e devido a algumas assistências médicas, o árbitro do encontro, Márcio Lopes, viu-se na necessidade de dar mais sete minutos de compensações. Foi exactamente nesse período, quando se atingia o minuto 5 que o Alcains, por intermédio de Tabarra, conseguiu o golo que valeu três pontos. Um golo que, provavelmente, os jogadores de Escalos já não mereciam...
No derby concelhio de Oleiros, a equipa do Estreito foi melhor e por isso não teve dificuldades em levar de vencida o Oleiros. A equipa de José Ramalho, que regressou ao clube para substituir João Paulo, que saiu devido aos maus resultados, terá que ser revista, porque, ao que parece, não tem nos seus quadros jogadores com a qualidade que lhe permita fazer mais e melhor. Como bem dizia o saudoso Otto Glória: Sem ovos não se fazem omeletas...
A equipa de António Belo cedo chegou ao primeiro golo. Foi logo aos 4 minutos num remate forte de José Augusto, o 2-0 teve a assinatura de Edmilson, aos 35’ e Rui Paulo, a quinze minutos do final fixou o resultado em 0-3. Um triunfo que não teve contestação.
O Vitória de Sernache, finalmente, conseguiu a segunda vitória na prova. Não se pense que foi fácil a tarefa da equipa de António Joaquim, não foi fácil por que a equipa de Mário Pereira, muito bem arrumado no terreno tentou dificultar a tarefa aos homens de Cernache do Bom Jardim. O jogo até começou muito bem ao Vitória, conseguindo adiantar-se no marcador logo aos 6 minutos da partida, com um golo de Dani, contudo, sobre o intervalo, mais concretamente, dois minutos depois dos 45 regulamentares, Luís Pedro marcou para o Teixosense, levando o jogo empatado para o descanso.
Na segunda parte a formação da casa voltou a crescer e conseguiu impor-se com mais um golo, de novo apontado por Dani, quando o relógio assinalava 55’. Até final foi necessário gerir muito bem o resultado, controlando o jogo e o adversário, numa acção muito desgastante e que obrigou que todos se tivessem empenhado ao máximo. Poderá ter sido a vitória que faltava para que a equipa encontre a tranquilidade que tem faltado.
No Campo Nossa Senhora das Neves, em Proença o Pedrogão de S. Pedro deve ter estado a anos luz da sua real qualidade. Foi goleado pela equipa da casa e não consta que tenha sido um resultado injusto. O Proença adiantou-se no marcador ao segundo minuto da partida, com um golo de Dide. Sete minutos depois foi Nuno Alves a elevar o resultado para 2-0. Como o jogo estava a correr de feição à equipa de José Esteves, o terceiro acabou por não constituir surpresa. O 3-0 aconteceu à passagem dos 40 minutos e foi apontado por Acácio. Foi com este resultado que se chegou ao intervalo. As instruções e alterações que Xana terá feito para a segunda parte não resultaram e o Proença voltou a marcar, desta feita por Jorge Ribeiro, aos 59’, fixando o resultado final em 4-0, números verdadeiramente exagerados, não pelo que aconteceu dentro das quatro linhas, mas sim pela qualidade dos contendores.
O Vilarregense que muito prometia neste inicio de campeonato parece estar a perder gás. Depois dos triunfos seguidos sobre Fundão e Oleiros, não mais voltou a conhecer a vitória. Dai para cá soma três derrotas e um empate, colocando-se numa posição que certamente não seria aquela que Pedro Sampaio esperaria ter nesta altura. O adversário do Vilarregense foi o Valverde, que conseguiu surpreender ao marcar o golo que valeu os três pontos, por Miguel, aos 34’ de jogo. Nem o desentendimento, quase inédito, entre o técnico Micas e o delegado ao jogo, que fez uma substituição contrária às pretensões do treinador, fez com que a equipa do concelho do Fundão se desunisse, num período em que a equipa de Vila de Rei tudo tentava para virar o resultado.
Como era de esperar o Fundão venceu a Lardosa e nem necessitou de se entregar ao jogo a 100%. A partida teve sempre um único sentido e por isso o 3-0 reflecte por inteiro a superioridade dos fundanenses. João Lisboa abriu o marcador, aos 8’, aos 21 foi a vez de Ricardo Fonseca ampliar para 2-0 e aos 32´ Iago colocou a marca em 3-0. Na segunda parte a tendência manteve-se mas não houve festejos para mais golos.
O Alcains mantém-se firme na liderança, com 21 pontos, mais quatro que Águias do Moradal, que segue na segunda posição. Proença e Valverde fecham o quadro dos quatro primeiros, com 16 e 14 pontos respectivamente.
O campeonato vai agora sofrer uma paragem para que se possam jogar as partidas da 1ª eliminatória da Taça de Honra “ José Farromba “.


Autor: José Joaquim Ribeiro in Rádio Cova da Beira

Sem comentários: