sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Efeméride será comemorada em 2009

Penamacor prepara festa para os 800 anos do Foral

O Município de Penamacor vai em 2009 comemorar os 800 anos de carta de Foral. Já começou a ser preparado um grande evento a ter lugar no castelo, considerado monumento nacional, para receber a corte de D. Sancho I.

Embora em sentido figurado, D. Sancho I, o homem que conquistou Penamacor aos mouros, reconstruiu a povoação e lhe deu foral, vai estar na sede de concelho em 2009, por ocasião dos 800 anos do foral. A acompanhar D. Sancho I virá toda a comitiva da corte e a recebe-lo o republicano Domingos Torrão e a sua equipa. Um grande evento cultural está a ser preparado para o mês de Maio do próximo ano para assinalar a efeméride dos 800 anos do foral, uma vez que só a partir do reinado de D. Sancho I é que a história de Penamacor se define com alguma clareza. Um grande cortejo medieval vai levar habitantes e visitantes ao que ainda hoje restam dos vestígios do castelo de Penamacor, considerado monumento nacional, dado que foi mandado construir pela necessidade de protecção da fronteira portuguesa.
O presidente da Câmara Municipal de Penamacor, Domingos Torrão, pretende que o evento seja uma verdadeira lição de história, numa vila que foi invadida e habitada, sucessivamente, por romanos, godos e árabes, povos que deixaram alguns vestígios espalhados um pouco por todo o território e outros expostos no Museu Municipal.
Há quem defenda que estas terras foram pátria de Wamba, o famoso rei dos godos que governou a Península Ibérica de 672 a 682. Décadas depois da fundação da nossa nacionalidade, numa época em que havia o perigo de ataques por parte de castelhanos e árabes, coube a D. Sancho I mandar repovoar o território e construir o castelo da vila, que o entregou aos Templários, então dirigidos por D. Gualdim Pais, para que fosse defendido pelos monges guerreiros. Foi igualmente D. Sancho I quem atribuiu o primeiro foral a Penamacor, em 1189, documento por ele reformado em 1209 e mais tarde confirmado por D. Afonso II, em 1217. A terceira e última carta foral de Penamacor foi atribuída em 1510, por D. Manuel I.
São estes factos históricos que o gabinete de acção cultural está a estudar para preparar o evento que comemora os 800 anos de foral e que poderá ser um desafio a todas as associações e colectividades do concelho. O objectivo seria que o evento envolvesse um grupo de cada uma das 12 freguesias. É no castelo que se irá dirigir um cortejo que culminará numa feira medieval, sempre na presença de D. Sancho I e sua corte que 800 anos depois pisam o solo de Penamacor, para em alta voz ler o foral de outrora. Todo o evento tem como cenário épico o castelo de Penamacor que foi remodelado e reforçado nos reinados de D. Dinis, D. Fernando e D. João I, devido em muito aos constantes conflitos com o reinado de Castela. Hoje o que resta do castelo é a sua torre de menagem, classificada de Monumento Nacional.
Será neste cenário épico que Penamacor quer relembrar os 800 anos do foral a todos os visitantes, turistas e aos cerca de 6 mil habitantes do concelho. Segundo o autarca, se hoje a população cifra-se em pouco mais de 6 mil habitantes, em 1960 chegou a ter 16.659, ou mesmo em 1930 com mais de 15.700 habitantes o que traduz que foi um importante território do reinado. Actualmente, cabe a Domingos Torrão a gestão de uma área de 555 quilómetros quadrados. Governar uma autarquia é um exercício complicado, na medida em que surgem questões processuais que esbarram em impeditivos de ordem política. Lembra o autarca que quem ganha tem que governar e prestar constas do trabalho efectuado durante o mandato, mas também lembrar factos históricos, porque “cabe-nos a nós zelar pelo património histórico e cultura que nos legaram os antepassados”, por tal é preciso lembrar este facto histórico.
Em Maio de 2009 chega a corte de D. Sancho I a Penamacor e a vila vai vestir-se com indumentária a rigor para ouvir a carta de foral com 800 anos de história.
Autor: Jaime Pires in A Reconquista

Sem comentários: