quarta-feira, 13 de maio de 2015

"AB INITIO - GEOLOGICAMENTE"

Rádio Cova da Beira

A história geológica de Penamacor patente no Museu Municipal da vila até Abril de 2016. 

Na altura em que a adesão de Penamacor à Naturtejo abre portas à integração do concelho no Geopark Naturtejo da Meseta Meridional, o município dá a conhecer a geologia local e a inventariação de geossítios, visando "a sua difusão junto de um público alargado, na perspectiva de acrescentar saber, conhecimento e valor ao território", refere  autarquia.

De acordo com a CMP, desta forma alia-se o estudo e investigação da base territorial (para levar à letra a expressão), designadamente da geologia e dos fenómenos que a determinaram ao longo de milhões de anos, à valorização de um recurso que se oferece, e do qual, cada vez mais, "urge tirar partido, em razão da crescente diversidade de interesses dos públicos".
"Contrariamente ao que, num primeiro momento, poderemos ser tentados a pensar, a geologia revela-se um campo absolutamente fascinante, quando, conjugada com outras ciências da terra e com os contributos da física, da geografia, da matemática, da química e da biologia, nos conduz até às origem da vida e do próprio planeta que habitamos", defende o município penamacorense.
A exposição resulta, em parte, da actividade ali desenvolvida por Mariana Vilas Boas, mestre em Património Geológico e Geoconservação, no âmbito do seu estágio profissional na câmara municipal de Penamacor, em parceria com o Geopark Naturtejo, e, em muito, do seu entusiasmo contagiante, que abriu caminho à presente mostra.
A concepção geral da exposição é de Joaquim Nabais, que também assume a direcção de produção, e o design é de Vitor Gil.

Autor: Paulo Pinheiro in "Rádio Cova da Beira

Sem comentários: