segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

LIGA PIORNOS – 17ª JORNADA


A Desportiva do Fundão venceu o Águias do Moradal e contribuiu para que o Alcains ficasse mais distante, em relação aos clubes que seguem nos lugares seguintes da classificação geral. Aliás, esta jornada acabou por ser negativa para os três clubes que seguem o líder. Duas perderam, Águias e Pedrógão e uma empatou, o Proença.

No grande jogo da jornada a Desportiva do Fundão venceu o Águias do Moradal por 3-2, com os fundanenses a conseguirem dois golos num único minuto e a colocar a pressão do lado contrário. Os fundanenses entraram melhor na partida, tiveram maior ascendente ofensivo e conseguiram marcar dois golos, aos 11 e 12 minutos da partida. Primeiro foi Rui Paulo, após jogada de João Lisboa e depois foi este jovem ex-júnior a fazer o segundo da partida. Respondeu a equipa do Estreito, quatro minutos depois, com um golo de Pira, na sequência de um livre, relançando a contenda. Como o jogo estava de parada e resposta os fundanenses voltaram a marcar, de novo por Rui Paulo, dois minutos depois do Águias ter reduzido, voltando a colocar o resultado com a diferença de dois golos. Foi já próximo do intervalo que foi marcado o quinto golo da tarde, de novo para a equipa de António Belo, que reduziu para 3-2. Na segunda parte, apesar das duas equipas terem criado algumas situações de perigo o marcador não mais voltou a funcionar. Os fundanenses regressaram às vitórias, reduziram distâncias para os clubes que seguem nos lugares que dão passagem à segunda fase, mas ainda com uma diferença pontual acentuada.
O Líder do campeonato fez um jogo calmo e tranquilo, tão tranquilo que deu para que a Lardosa ainda tivesse os seus momentos de glória, ao marcar em pleno Trigueiros de Aragão dois golos à equipa de Hugo Andriaça. A vitória foi folgada e não merece contestação. Khonné fez o primeiro e o segundo, aos 6 e 23 minutos, Manoel, aos 27 eleva para 3-0 e depois aconteceram os tais momentos de glória para a Lardosa. Martins reduziu, aos 45´e o mesmo Martins, aos 59’ marcou o segundo. Foi o golo que fez despertar os jogadores do Alcains, que, à sombra dos três primeiros golos, descansaram em demasia. Aos 61 Khonné volta a marcar, o quarto da equipa e o seu terceiro golo e depois veio ao de cima a veia goleadora de Ricardo Costa, que de rajada fez um hat trick , colocando o resultado em 7-2.
Em Cernache do Bom Jardim a equipa do Vitória foi feliz quando, aos 55’, obteve o primeiro golo e que resultou de um auto golo de Caronho, mas depois acabou por merecer o triunfo, que ainda foi ampliado, aos 86, por Miguel Farinha. O Pedrógão, que tinha o jogo equilibrado, baixou a produção do seu jogo quando sofreu o primeiro golo, um tento que mexeu muito com a equipa.
O Proença jogava uma partida que em teoria era francamente favorito, mas o que é um facto é que os comandados de Paulo Macedo, souberam ser pacientes e, quando já ninguém acreditaria que pudesse ser marcado qualquer golo ele acabou por acontecer, cinco minutos para além dos 90 regulamentares. A equipa do Proença começou o jogo muito forte e, por esse facto conseguiu marcar, logo aos 6 minutos, por intermédio de Bruno Rodrigues. O Escalos de Cima, que depois de ter sofrido o golo, conseguiu tapar os caminhos da sua baliza veio a obter o tento do empate, por Beirão, quando o árbitro já se preparava para dar por concluído o desafio.
O Oleiros foi outras das equipas surpreendidas em casa. Os comandados de José Ramalho não conseguiram ser consistentes e não tiveram a arte e o engenho para desfeitear a baliza do Valverde. Foi a equipa de Micas , por intermédio de Daniel Alves, que conseguiu ser mais feliz, ao obter, aos 55’ ,o único golo da partida. Bem tentaram os atletas da casa mudar o rumo do jogo, mas a equipa de Valverde, que deu mostras de ser uma formação muito compacta nas acções defensivas, souberam guardar a sua baliza e desse modo conquistarem os três pontos.
O Teixoso foi a Vila de Rei arrebatar os três pontos ao Vilarregense. A equipa de Mário Pereira conseguiu a vitória mercê de um auto-golo de Edgar, aos 29 minutos de jogo. Bem tentaram os comandados de Pedro Sampaio chegar pelo menos ao empate, mas o Teixoso, que sempre se mostrou uma equipa muito coesa, tudo fez para o evitar e foram mesmo as gentes do Teixoso a reclamar um segundo golo, que consideram ter sido invalidade de forma injusta.
O Alcains aumentou para oito os pontos sobre o segundo classificado e já tem 12 sobre o terceiro e 13 sobre o 4º. Se considerarmos que para a segunda fase as equipas partem com metade dos pontos conquistados, observa-se que o CDA já começa a ter um pecúlio muito interessante. No próximo fim de semana os destaques vão para o Pedrógão – Proença e para o derby concelhio entre Moradal e Oleiros. O Alcains vai defrontar a equipa vizinha de Escalos de Cima. Outro dos jogos interessantes é sem duvida o Teixosense – V. Sernache.

Autor: José Joaquim Ribeiro in Rádio Cova da Beira

Sem comentários: