terça-feira, 29 de julho de 2008

Festival em Pedrógão de S. Pedro

Folclore em tarde quente de Verão

O Rancho Folclórico de Pedrógão de S. Pedro abriu, pelo segundo ano consecutivo, as portas da freguesia a outros grupos folclóricos do país. O Encontro de Ranchos de Pedrógão de S. Pedro contou com a participação de grupos de Midões (Tábua), Benedita (Alcobaça) e dos cavaquinhos da Casa do Concelho de Ponte de Lima em Lisboa, o único dos grupos, que devido às suas características, não dançou.
O rancho da casa, que organizou o festival, foi o primeiro a actuar, perante muitos dos naturais da freguesia, que já começaram a regressar à terra com a chegada das férias de Verão.
O calor foi a nota dominante num festival que começou pelas 15 horas do último domingo, com um desfile pelas ruas da freguesia. Só depois os grupos actuaram no palco de recinto de festas, perante um espaço aparentemente vazio. Aparentemente porque o público refugiou-se num dos passeios, debaixo das únicas árvores com sombras dignas desse nome. O restante nem saiu da esplanada, junto ao campo de jogos, assistindo ao espectáculo de longe mas à fresca.O Rancho Folclórico de Pedrógão de S. Pedro foi um dos grupos do género reactivados nos últimos anos no concelho de Penamacor, juntamente com os grupos de Aranhas e Penamacor. Todos eles organizam iniciativas anuais que trazem até ao concelho grupos provenientes de várias zonas do país.

Sem comentários: