segunda-feira, 31 de março de 2008

ATALAIA DO CAMPO É O NOVO LÍDER DO DISTRITAL


O empate que Alcains consentiu em Escalos de Cima permitiu que ficassem três clubes com o mesmo número de pontos no topo da classificação geral, com vantagem para a Atalaia do Campo, por ter conquistado mais pontos ( 7) nos jogos com os outros dois oponentes, Fundão (6) e Alcains (4).

A jornada deste fim de semana não teve grandes surpresas, aliás, em rigor, só mesmo no jogo de Escalos de Cima é que houve alguma surpresa no desfecho final.

Foi um jogo muito disputado, com o Alcains a ter muito mais oportunidades de golo, merecendo, pelo que fez, a conquista dos três pontos, todavia, por se tratar de um dérby, os jogadores de Escalos cresceram o suficiente para se agigantarem perante um clube que se sabe é substancialmente superior. Foi a equipa da casa a primeira a marcar, por intermédio de Valdemar, quando o relógio marcava 23’. O Alcains, por Tabarra chegou à igualdade aos 45’, resultado que os dois emblemas levaram para o intervalo. Na segunda parte a partida manteve a mesma toada, com o Alcains a revelar-se muito mais ofensivo, conseguindo, por via disso, aos 60’, chegar ao tento que lhe dava vantagem no marcador. Foi Ricardo Costa quem facturou para os alcainenses. Contra o que seria de prever, aos 73´, o Escalos chegou ao tento da igualdade, com um golo de Paulinho. Um golo que contribuiu para que o campeonato ficasse muito mais emocionante.

No Fundão, a Desportiva tinha tarefa muito difícil e, pelo que aconteceu nos noventa minutos, provavelmente, o empate seria o resultado que mais se ajustaria. O Oleiros foi demasiado atrevido para aquilo que seriam as previsões dos fundanenses. Obrigou Tiago a grande trabalho e sofreu um golo de forma pouco normal. Os comandados de José Ramalho tiveram uma soberana oportunidade, aos 30 minutos, quando desperdiçaram uma grande penalidade, por Lúdvico, que bateu o castigo máximo permitindo a defesa de Tiago, numa falta que Gonçalo cometeu sobre o próprio Lúdvico. Na segunda parte, como seria de esperar, os fundanenses cresceram muito mais e conseguiram obter o golo do triunfo mercê de uma desatenção do guardião do Oleiros, que demorou a bater uma bola para o meio campo, surgindo Ricardo Fonseca a oferecer o corpo ao esférico, esta bateu-lhe nas costa e, de mansinho, foi anichar-se nas suas próprias redes. Uma vitória muito feliz dos fundanenses.

Na Atalaia do campo a equipa de Paulo Serra não sentiu grandes dificuldades para somar os três pontos. O Adversário não era difícil e por isso foi com naturalidade que marcaram três golos e conquistaram os três pontos. Os golos foram apontados aos 7’, 44’ e 90 minutos, num hat-trick de David Nogueira. Este triunfo e o desfecho do jogo entre Escalos de Cima e Alcains, permitiu que Atalaia do Campo se colocasse na liderança do campeonato, quando faltam três jornadas para o termo deste.

Em Cernache do Bom Jardim a equipa do Vitória foi muito mais ofensiva, teve muito mais oportunidades de golo, mas o que é verdade é que não conseguiram ultrapassar a baliza de Trabocas, o guardião de Valverde, que fez um punhado de defesas, contribuindo, com a sua prestação, para o nulo que se verificou no final da partida.

No Estreito a equipa do Águias do Moradal venceu o Vilarregense por 3-1, num jogo tranquilo da equipa comandada por António Belo. David marcou os dois primeiros tentos, aos 7’ e 35 e Valadas facturou o terceiro na segunda parte. O Vilarregense reagiu a este terceiro golo e ainda conseguiu marcar o tento de honra.

Em Proença a equipa da casa sentiu muitas dificuldades para levar de vencida a equipa que está na última posição da tabela classificativa. Marcou por Fábio Martins, aos 9’, depois consentiu o empate, aos 20’, por Baleca. Na segunda parte a equipa de José Esteves voltou a colocar-se em vantagem, por Bruno Rodrigues, mas Martins voltou a colocar a partida igualada. Foi já muito próximo do final que Esteves conseguiu o golo da vitória.

No Teixoso a equipa da casa recebeu o Pedrogão e venceu por 1-0, com o único golo da partida a ser apontado por Ferraz, após assistência de Samuel, logo aos 10 minutos. A equipa de Pedrogão ainda tentou evitar a derrota mas a bem escalonada defensiva da equipa da casa tudo fez para evitar que tal acontecesse. Um triunfo que dá muita moral à equipa de Cláudio.

Com estes desfechos, como já se disse, são três os clubes que estão na frente da tabela classificativa, com 50 pontos, com vantagem para a Atalaia do Campo que somou sete pontos nos confrontos com os seus adversários directos, contra seis dos fundanense e quatro do Alcains. O Sernache, que escorregou em casa, nesta jornada, ficou a quatro pontos daquele trio e, em rigor, parece-nos que o campeão vai sair deste triunvirato.

Já agora importa referir o que falta aos três clubes para terminarem o campeonato. A Atalaia do Campo recebe o Escalos, vai ao Estreito para jogar com o Águias do Moradal e recebe na última jornada o Sernache. O Fundão vai jogar na Lardosa, recebe o Valverde e termina o campeonato em Vila de Rei, com o Vilarregense. O Alcains vai a Pedrogão, recebe o Oleiros e desloca-se à Lardosa na última jornada. Haja quem se aventure a dizer que este emblema tem melhor calendário que aquele !!!

Autor: José Jaquim Ribeiro in Rádio Cova da Beira

Sem comentários: