quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Pedrógão de S. Pedro é uma pequena freguesia da Beira Baixa, e está situada no concelho de Penamacor, distrito de Castelo Branco. De acordo com o último recenseamento, a sua população é de 726 habitantes. No entanto nas épocas festivas, em particular no Natal e nas festas de Agosto, este número mais do que duplica devido ao elevado número de emigrantes fixados maioritariamente em Lisboa e França, mas também em Países como Suiça, Luxemburgo, e até mesmo a longínqua Austrália.
À semelhança de quase todas as localidades vizinhas, as actividades principais estão relacionadas com a agricultura, a construcção civil, e o pequeno comércio.
A data da sua fundação perde-se na neblina dos tempos, assim como também é desconhecida a origem do nome, sendo apenas apontada a probabilidade de ser uma derivação do latim “Petronius”, à semelhança de outras localidades com o mesmo nome. O autor José Manuel Landeiro, na sua obra “O Concelho de Penamacor na História, na Tradição e na Lenda”, defende que as origens desta freguesia estarão seguramente na antiga freguesia de S. Pedro que juntamente com as freguesias de Santiago e S. Maria constituiam o quadro de divisão administrativa do concelho de Penamacor, no século XVIII.
“A freguesia de S. Pedro, ainda, durante o século XVIII, localizava-se na zona intra-muros de Penamacor, o que revela a sua antiguidade. Deste modo, somos levados a concluir que, se a história de Pedrógão deriva da história de S. Pedro, esta última vai ainda buscar as suas raízes mais profundas à própria história da vila de Penamacor. Assim, o povoamento do território de Pedrógão de S. Pedro, deverá remontar, ao tempo dos túrdulos, tendo uma importância relativa no tempo dos romanos, dos godos e dos árabes.”[1]

[1] http://www.freg-pedrogaospedro.com/

1 comentário:

Helder Robalo disse...

Seja bem vindo Pedro.
E bem haja pela ligação à página de Aldeia de Santa Margarida!