quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Penamacor: Termas do hotel com luz verde

A aprovação vai reforçar o spa termal que funciona em Penamacor. Foto GDTP

A concessão de exploração tem um prazo de 50 anos e a sociedade gestora do hotel espera assinar o contrato muito em breve.

O Ministério da Economia aprovou a concessão para a exploração termal no hotel de Penamacor. A qualificação foi pedida pela sociedade Malcatur em agosto do ano passado, depois de em maio de 2014 ter sido iniciada a avaliação das características da água. O furo aberto em 2012, que vai a uma profundidade de 230 metros, foi submetido a 12 análises antes de a Direção Geral de Energia e Geologia dar o seu aval já este ano.
Gumercindo de Oliveira Lourenço, o responsável pela empresa que gere o hotel, disse ao Reconquista que espera assinar o contrato de concessão muito em breve. A aprovação “significa o início de uma nova fase do projeto do hotel”, que abriu portas em 2012.
O contrato de concessão tem um período de 50 anos e a sociedade fica obrigada a proceder a mais trabalhos de prospeção para a execução de uma nova captação no prazo de dois anos. Terá ainda de elaborar um projeto de construção de um estabelecimento termal de acordo com as normas mas Gumercindo Lourenço diz que a as atuais instalações do spa do hotel não necessitarão de grandes alterações, por serem recentes e terem sido pensadas para a exploração termal. A água tem características para tratamento de casos de anemia ou sinusite, entre outros.
A inclusão da vertente termal no projeto do hotel de quatro estrelas foi uma prioridade para o responsável pela sociedade Malcatur, detida maioritariamente por este privado e que tem a Câmara Municipal de Penamacor como sócia minoritária. Gumercindo Lourenço assumiu o projeto do hotel em 2011 depois de vários anos de impasse, aumentando o número de quartos de 50 para o dobro e a classificação de três para quatro estrelas. Além do aumento da capacidade de alojamento o projeto foi reforçado com um spa, que começou a funcionar já depois da abertura do hotel.
O empresário assumiu em 2012 que a descoberta de água mineral no terreno do hotel foi "uma sorte pensada". O hotel penamacorense faz parte do Grupo de Desenvolvimento das Termas de Portugal, que é proprietário de 11 hotéis e termas em localidades como São Pedro do Sul, Soure, Penafiel, Fornos de Algodres, Aguiar da Beira ou Castro Daire, entre outras.
Com esta concessão o concelho de Penamacor reforça também a sua importância no mapa termal, onde já estava presente com as termas da Fonte Santa na aldeia de Águas, cujo reconhecimento terapêutico foi aprovado em 2014.

Autor: José Furtado in jornal "A Reconquista"

Sem comentários: