quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

NATURTEJO: HÁ 10 ANOS A AFIRMAR O TERRITÓRIO COMO DESTINO TURÍSTICO

Rádio Cova da Beira

Nos últimos 10 anos o território da Naturtejo cresceu de 39 para 89 unidades hoteleiras, de 114 para 147 unidades de restauração, aumentou de 112 para 691 quilómetros de percursos pedestres, viu criados 4 centros de BTT, participou em 43 feiras e mais de 158 seminários. Os números demonstram o crescimento do geoparque que apesar de ainda ter muito para crescer, está afirmado e consolidado.

“O geoparque Naturtejo está afirmado e consolidado, o reconhecimento da Unesco permitiu-nos ganhar notoriedade a nível nacional e internacional e estes números que apresentei reflectem bem o crescimento significativo da Naturtejo”, frisou Armindo Jacinto, presidente da Naturtejo que comemorou os 10 anos de integração na rede de geoparques da Unesco em Penamacor, o mais recente concelho do território.
Penamacor integrou o geoparque em Setembro último e tem valido a pena “sobretudo na óptica da promoção, creio que a estratégia da Naturtejo para os próximos anos, aproveitando o Portugal 2020 poderá trazer grandes vantagens e potenciar o que temos de melhor na nossa região e no nosso concelho”. António Beites, presidente da câmara de Penamacor foi o anfitrião das comemorações que contaram com a presença da secretária de estado do turismo. Para Ana Mendes Godinho, a Naturtejo é “o que eu imagino e considero um bom exemplo do que deve ser o turismo em Portugal, a capacidade de trabalhar em rede, na construção de um produto com o envolvimento de todos e a Naturtejo é também paradigmático na capacidade de trabalharmos sem fronteiras”. Apesar do turismo representar 16% das exportações, ele concentra-se sobretudo entre Lisboa, Porto e Algarve. Alterar este mapa é o grande desafio para o futuro, considerou a governante.
Já para a Naturtejo, segundo o coordenador científico, Carlos Neto Carvalho, há dois desafios que tem pela frente “é fundamental a criação de uma rede descentralizada de espaços interpretativos da fantástica história geológica que possuímos e das paisagens naturais e culturais do geoparque, mas também é fundamental um centro de referência que por si só seja capaz de atrair visitantes, que integre as suas diversas valências de proximidade com a comunidade local enquanto sede administrativa, instituto de investigação, centro de apoio empresarial e espaço educativo.”
O geoparque da Naturtejo é a segunda maior área classificada do país, o seu território espalha-se por 7 municípios do distrito de Castelo Branco, 500 localidades  e mais de 5 mil quilómetros quadrados. Com 17 geomonumentos e 170 geosítios, no território do geoparque existe 30 monumentos nacionais. 

Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: