terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

ARANHAS: PRESERVAR A TRADIÇÃO É PRIORIDADE

Rádio Cova da Beira

A tradição das Varas do Fumeiro em Aranhas (Penamacor) renova-se todos os anos, mas desde há dois, com um projeto novo dinamizado pela junta de freguesia, que a festa atingiu uma nova dimensão. Este ano, a segunda edição foi um sucesso com centenas de visitantes de vários pontos da região, do país mas também de diversas localidades espanholas. 

No fumeiro, a aposta da autarquia de  Aranhas faz-se através da raça bízaro, autóctone e da região "que achamos é de maior qualidade para obter uma produto de excelência porque normal é o que mais há. Escolhemos este caminho e pretendemos continuar", refere o presidente da junta de freguesia. António geral destaca a adesão da população ao evento 
"Temos tido essa sorte, Aranhas é uma terra unida e quando os convidamos a entrar neste projeto todos entraram. Deve-se às gentes da aldeia o sucesso do certame. O evento tem pernas para andar e continuar a divulgar a nossa terra, que e´isso que nos queremos", defende o autarca.
Os visitantes elogiam a preocupação de preservar as raízes do povo num evento "que tem crescido de ano para ano e a qualidade tem sido espetacular. Como é se volta a renascer pequenas aldeias no Interior. Isto é excepcional. Há aqui uma grande união", referem
Também os habitantes de Aranhas gostam da ideia de dar uma nova dinâmica à freguesia
" Acho muito bem. Já fizeram o ano passado e é muito bom não acabar com as tradições. O ano passado houve muita gente e este ano foi igual. É optimo". 
No segundo dia do festival, a vereadora com o pelouro da cultura da câmara municipal de Penamacor ,salientou o fato do certame "mexer com a alma  das gentes desta localidade. Aranhas é uma terra com tradições e é através delas que tornam, neste caso, a aldeia mais viva e trazem ao concelho de Penamacor mais gente para assistir a esta género de festas", refere a autarca.

Autor: Paulo Pinheiro in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: