segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

LINCE REGRESSA À MALCATA EM 4 ANOS

Rádio Cova da Beira

O ministro do ambiente anuncia plano para reintroduzir o lince na Serra da Malcata, dentro de 3 a 4 anos. Segundo Matos Soares, o governo está a preparar uma candidatura, que apresentará em Maio, com esse objectivo. 

“O ministério do ambiente assume agora o compromisso de definir um plano para reintroduzir o lince na Serra da Malcata, já em Maio, nas candidaturas que vão abrir ao POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recurso), no domínio da conservação da natureza, uma das candidaturas que iremos apresentar é esta, plano esse que é absolutamente compatível com o esforço de ter naquela zona um espaço cinegético ordenado.”
Matos Fernandes, em entrevista à Antena 1, diz que caça e lince podem perfeitamente coabitar na Malcata “a caça existe em quase todas as áreas protegidas do país, aquilo que encontrámos para a reintrodução de uma espécie tão simbólica e que esteve virtualmente extinta que é o lince ibérico, o sítio onde ele foi reintroduzido foi numa zona de caça controlada que é no vale do Guadiana”.
O governante aguarda que no prazo de um ano seja apresentado um plano de caça para coordenar com o plano de reintrodução do lince, que deverá acontecer dentro de 3 a 4 anos. Em Outubro do próximo ano deverá ser possível a caça ao javali e dentro de três anos ao veado e corso. De fora ficarão a perdiz e o coelho, este último alimento essencial para o lince.
Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: