terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

"NÃO FAZ SENTIDO REINTRODUZIR O LINCE NA MALCATA"

Rádio Cova da Beira

Ministro do ambiente diz que não faz sentido reintroduzir o lince na Malcata quando não existe um habitat que assegure as condições de sobrevivência do felino mais ameaçado do mundo. 

“Não faz sentido nenhum introduzir o lince na serra da Malcata porque não há lá com que ele se alimente e por isso é fundamental podermos desenvolver essas áreas e gerir essas áreas com o apoio e presença do homem”.
O ministro, Matos Fernandes, só vê assim vantagens no diploma que permite a caça na Reserva natural da Serra da Malcata e considera as críticas à revogação da portaria que permite caçar a sul da reserva, injustas “porque a ideia de que a caça impede o desenvolvimento comum das espécies é uma ideia errada, os espaços cinegéticos quando são bem geridos permitem exactamente o inverso”.
O deputado do PAN na Assembleia da República, André Silva, diz que não existem fundamentos políticos e científicos para esta decisão “o Sr. Ministro vem dizer que não existe comida suficiente para introduzir o lince ibérico e isso não é verdade na medida em que 85% da alimentação do lince é o coelho, e tanto quanto sabemos o coelho existe em toda a reserva natural, eu depreendo que se não existem coelhos para alimentar o lince não iremos permitir a caça do coelho”.
Recorde-se que esta semana o presidente da CMP que vai gerir a zona de caça, já disse que nesta fase só será permitida a caça grossa, isto é, os predadores do coelho bravo e outros animais de pequeno porte, considerando que este pode ser o primeiro passo para a reintrodução do lince na Malcata depois da reserva ter sido excluída do plano nacional no ano passado.

Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: