Terminou um dos mais bem disputados campeonatos distritais de futebol. Com apenas 12 clubes haviam quem colocasse em causa a competitividade que a prova podia ter, contudo, o modelo que se escolheu para se disputar o campeonato permitiu que se assistisse a uma primeira fase muito interessante, com pelo menos cinco clubes a deixarem boa impressão, Pedrógão, Atalaia, Moradal, Fundão e Sernache e a prometerem muito para a fase derradeira.
Na segunda fase a prova ganhou bastante mais interesse, sobretudo por ter sido possível assistir a jogos de muito boa qualidade, com resultados muito nivelados e com três clubes, Moradal, Atalaia e Pedrógão, muito colados, a deixarem para trás Fundão e Sernache no final da primeira volta. O Oleiros, já tinha ficado irremediavelmente para trás, mesmo antes de se ter começado a disputar esta fase. As três equipa estavam a ter bons comportamentos e a deixar boas indicações de que qualquer delas podia vir a ser campeã.
Na segunda etapa da fase final assistiu-se à queda do Pedrógão, a equipa mais regular da primeira fase. Foi entre Águias do Moradal e Atalaia do Campo que o campeonato acabou por se decidir, exactamente nos confrontos directos entre os dois emblemas, com a equipa do Pinhal a ser superior e a conquistar, com todo o merecimento, o titulo de campeão.
Na nossa opinião o campeonato foi muito bem disputado, com boas arbitragens, com excelente comportamento de todos os intervenientes, inclusive o público. Foi um campeonato com muito fair-play.
A última jornada serviu para se cumprir calendário e para consagrar os campeões. A festa, que já tinha sido iniciada no passado fim-de-semana, teve continuidade na tarde deste domingo, com a presença do público do Estreito no campo do Ventoso. O adversário foi o Fundão, que não quis ajudar a que a festa foi mais vistosa. Os fundanenses adiantaram-se no marcador, com um golo de Petrolina, logo aos 6 minutos e depois souberam tapar bem os caminhos da sua baliza, não deixando que a equipa de António Belo se impusesse. O Águias o melhor que conseguiu foi empatar, por intermédio de Gil Duarte, aos 57 minutos.
Nos outros jogos, a equipa de Pedrógão de S. Pedro fez o que lhe competia, vencer em sua casa a equipa que não conseguiu somar qualquer ponto nos dez jogos da segunda fase do campeonato, o Oleiros. O triunfo da equipa do concelho de Penamacor foi carimbado aos 60 minutos por intermédio de Fábio Portugal. Em Cernache do Bom Jardim a equipa da casa apanhou pela frente uma equipa desmotivada e no final deu goleada. O Sernache venceu a Atalaia por 4-1, com Rabbãa a fazer um hat-trick, aos 21, 26 e 57 minutos. A Atalaia reduziu, por Ucha, sobre os 90 minutos e M’Passo, em tempo de descontos fixou o resultado final.
O Águias terminou o campeonato com 50 pontos, Atalaia ficou-se pelos 44, Sernache 40, Pedrógão 37, Fundão 31 e Oleiros 18. O Águias vai estar na 3ª divisão nacional na próxima temporada.
Na fase de apuramento para se encontrar o finalista da Taça de Honra, o Teixosense, num sprint vigoroso, conseguiu, mesmo sobre a linha de meta, ganhar o direito a estar no próximo domingo em Vila Velha de Ródão a disputar a final com o Moradal. A equipa do Teixoso derrotou o Vilarregense por 3-0 e beneficiou da derrota que o Proença sofreu em Valverde, por 1-0. No jogo entre últimos, registou-se um empate a um golo. Marcou primeiro o Unhais mas depois a Lardosa chegou ao empate.
Para o ano há certamente mais e o que se deseja, em primeiro lugar é que apareçam mais clubes para engrossar o calendário e depois que o campeonato seja tão emotivo e bem disputado como este.
Autor: José Joaquim Ribeiro in "Rádio Cova da Beira"
Sem comentários:
Enviar um comentário