quinta-feira, 20 de maio de 2010

Obras profundas salvam templo da degradação

Capela da Senhora da Póvoa como nova

A romaria do concelho de Penamacor começa este domingo e mostra uma capela renovada após sete meses de restauro.

Lá fora ouve-se o sino enquanto é colocado na fachada da capela. Lá dentro é o barulho das vassouras que faz eco. As mordomas da Senhora da Póvoa não têm mãos a medir para pôr o chão de pedra a “brilhar”. Afinal não convém destoar com o resto da capela, que por dentro está como nova após sete longos meses de trabalhos de recuperação.

Carlota da Silva gosta do que vê. “Estão muito bonitas” diz quando a questionamos sobre as obras que chegam agora ao fim. Filomena Mujeiro e Otília Capelo são da mesma opinião, encantadas que estão com a recuperação da capela. A romaria está entranhada no espírito da população do Vale da Senhora da Póvoa, que ainda há poucos meses ficou angustiada com o desaparecimento da imagem da santa, entretanto recuperada. E hoje até se graceja com o episódio.

“A Nossa Senhora não quis daqui abalar”, diz Carlota da Silva entre risos e vassouradas, que o trabalho não pode ficar para trás.

Joaquim Capelo, do Santuário de Nossa Senhora da Póvoa, conta que foi feita “uma renovação por completo”, depois de anos em que as obras não foram mais que pequenos remendos. O responsável da obra é Luís Pires, que apesar de estar a viver em Sesimbra conhece a romaria desde pequeno, ou não fosse a mãe de Idanha-a-Nova e o pai da Meimoa, aldeia do concelho de Penamacor.

Na obra estiveram envolvidas 14 pessoas e segundo Luís Pires “o mais complexo foi consolidar e trabalhar as madeiras podres, com a reconstrução dos altares”. Pelo meio houve algumas surpresas, como a descoberta de cinco figuras na parte de dentro do altar-mor, que acabaram por ser recuperadas.

Com a capela como nova, o pároco desta aldeia do concelho de Penamacor já pensa no próximo passo.

“Ainda há muito para fazer no exterior, mas pelo menos a capela já tem um outro aspecto” diz o padre César Nascimento, que está na paróquia há um ano e meio. O ponto alto da festa acontece na próxima segunda-feira. As confissões começam às 9 horas, seguindo-se às 11h30 a Procissão e ao meio-dia a Eucaristia. O adeus acontece às 16 horas. Quem não tem este dia livre pode deslocar-se ao santuário no domingo, para a missa das 16 horas, seguida de Procissão. César Nascimento vai mesmo apelar à autarquia de Penamacor para que o feriado de segunda-feira volte a ser uma realidade, para que a festa possa ser feita no dia devido.


Autor: José Furtado in jornal "A Reconquista"

Sem comentários: