sexta-feira, 14 de maio de 2010

Alunos e professores envolvidos em iniciativa conjunta

Centenário da Republica une bibliotecas de seis concelhos

Nove mil alunos de seis concelhos do distritos vão estar envolvidos na iniciativa escolar para assinalar o Centenário da República. Durante 20 minutos as actividades lectivas vão parar.
No ano em que se comemora o Centenário da República, as bibliotecas escolares e municipais dos concelho de Castelo Branco, Vila Velha de Ródão, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Idanha-a-Nova acertaram agulhas para lançar uma acção conjunta na área da leitura. “República de Leitores. Ler a República! 100 anos... em 20 minutos.” é o nome da iniciativa dirigidas a todos os alunos dos agrupamentos. O acontecimento tem lugar já no próximo dia 20 de Maio (quinta-feira).
Os cerca de nove mil alunos e 800 professores dos vários ciclos de ensino das escolas públicas de seis concelhos do distrito poderão participar nesta iniciativa para celebrar o centenário da República por intermédio da leitura.
A ideia partiu do núcleo de responsáveis pelas bibliotecas escolares, acabou por contar com a adesão das várias bibliotecas municipais e consistirá na suspensão simultânea das actividades lectivas, durante 20 minutos, para que os alunos usufruam do prazer de ler, tal como explica o responsável da biblioteca escolar do Agrupamento de Alcains, Rui Mateus.
“Já foram escolhidos diversos textos, que serão disponibilizados em diferentes suportes para que, à hora marcada, todos tenham algo para ler.” A República serviu de critério de selecção dos textos e funcionou também como ideia norteadora do evento, dado que este ano se comemoram os 100 anos da sua implantação em Portugal.
“O grande objectivo da actividade é a promoção da leitura, sublinhando a perspectiva de partilha alargada de uma experiência que se quer um momento único e diferente no dia-a-dia das escolas”, sublinha o bibliotecário escolar.

Sem comentários: