quinta-feira, 27 de maio de 2010

Cofre arrombado de madrugada

Câmara assaltada, alarme a caminho

O edifício da autarquia de Penamacor foi assaltado pela segunda vez em menos de um ano. Apesar do reforço do gradeamento continua a faltar o alarme.

A história repete-se com um guião quase igual ao que aconteceu há meses. A Câmara Municipal de Penamacor foi assaltada na madrugada do dia 20 e o autor ou autores pareciam saber ao que iam. Domingos Torrão, o presidente da autarquia, referiu aos jornalistas que o assalto “foi directo à tesouraria e ao cofre”, tendo desaparecido um valor na ordem dos 1 500 euros. O cofre foi arrombado com recurso a ferramentas e estaria mais recheado que o habitual.

“Ontem por acaso tinha-se feito alguma receita com a loja do cidadão”, afirmou o autarca, que também tinha no cofre os apoios à compra de livros escolares. Ainda segundo o presidente os assaltantes passaram por alguns gabinetes e foram remexidos envelopes com chaves, não tendo desaparecido documentação.

Domingos Torrão avançou ainda que os investigadores do Núcleo de Investigação Criminal da GNR que estiveram na autarquia são os mesmos que foram chamados após o assalto ocorrido anteriormente e que serão da opinião “que se trata da mesma gente”. A autarquia aguarda “que seja dito alguma coisa relativamente à investigação de um assalto ocorrido em Agosto de 2009”, cujos contornos são semelhantes.

Depois do último assalto a autarquia fez o reforço do gradeamento das portas do rés-do-chão. Mas este não se revelou suficiente, já que a entrada deu-se por uma porta das traseiras. A câmara também continuou sem alarme.

“Estávamos a trabalhar na consulta para colocar alarmes e sistema de vigilância”, garantiu o autarca, que pretende avançar rapidamente para a escolha de um sistema de alarme e vídeo vigilância.

O caso continua a ser investigado pela GNR, que até ao fecho desta edição não tinha mais novidades sobre o assalto, apurou o Reconquista junto do posto de Penamacor.

A Câmara Municipal de Penamacor reuniu recentemente com o secretário de Estado da Administração Interna e o posto da GNR na vila foi visitado pelo director geral desta força de segurança. Segundo Domingos Torrão o responsável da GNR esteve na vila “para fazermos a avaliação de algumas obras de requalificação do posto da GNR”. Quanto aos meios humanos o autarca diz ter recebido a garantia que apesar do congelamento de admissões na administração pública “vão continuar a fazer o recrutamento que estava anunciado”, recordando que no distrito há postos muito piores que o de Penamacor.

Autor: José Furtado in jornal "A Reconquista"

Sem comentários: