quarta-feira, 19 de maio de 2010

CASTELO BRANCO CONHECE MEIOS


729 homens, 146 viaturas, 8 meios aéreos e 22 postos de vigia. É este o dispositivo que vai ficar no distrito durante o período mais crítico da época de combate a incêndios florestais.

Um dispositivo que, em relação ao ano passado, tem mais um meio aéreo que vai ficar no concelho de Penamacor e mais um posto de vigia privado no concelho de Proença-a-Nova.
Para a governadora civil de Castelo Branco "a aposta neste dispositivo é para manter uma vez que os resultados alcançados são muito positivos pelo que qualquer alteração só deve ser introduzida se se chegar à conclusão de que a resposta é insuficiente".

A fase Charlie de combate a incêndios florestais vai entrar em vigor no próximo dia 1 de Junho; ao contrário de anos anteriores em que chegou ao terreno a 15 de Maio. Alzira Serrasqueiro refere que essa alteração se fica a dever "às condições climatéricas excepcionais que se verificaram em toda a Europa ao longo das últimas semanas e que, neste caso concreto, nos permitiram ter mais 2 semanas para uma melhor planificação".

No distrito de Castelo Branco os índices de área ardida, afirma o comandante operacional distrital, "tem vindo a diminuir". Para Rui Esteves a grande aposta deste ano vai incidir "na diminuição do número de ignições pois nos últimos anos assistimos a um aumento do número de incêndios. Nesse sentido é fundamental reforçar a aposta na prevenção e também numa política diferente para a floresta; a melhor forma de combater um incêndio é evitá-lo".

Um dispositivo que vai ficar no terreno até ao dia 30 de Setembro.

Autor: Nuno Miguel in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: