sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Penamacor: Cuidados continuados prontos até final do ano


A Unidade de Cuidados Continuados que o Lar Dona Bárbara Tavares da Silva está a construir em Penamacor deverá ficar concluída dentro de poucos meses. A garantia é deixada ao Reconquista por Nuno Lucas, o administrador da instituição que se encontra a erguer o projecto.
A unidade com capacidade para 30 camas está a ganhar forma na Quinta da Senhora do Incenso, próximo do santuário com o mesmo nome, onde já funciona uma das valências do lar.
"Se tudo correr bem pensamos terminar a obra dentro do prazo, que termina no final do Verão", calcula Nuno Lucas. Concluídas as obras, a nova unidade deverá entrar em funcionamento pleno antes do final do ano.
Vinte das 30 camas previstas serão de longa duração, destinadas a casos de internamento superior a 90 dias consecutivos, de acordo com os critérios estabelecidos pela Unidade de Missão para os Cuidados Continuados Integrados. As restantes 10 destinam-se a casos de média duração, onde o período de internamento tem uma previsão superior a 30 dias e inferior a 90 dias consecutivos.
A abertura destas unidades pretende libertar camas nos hospitais, garantindo no entanto os cuidados de saúde adequados aos doentes. Por essa razão a escolha dos utentes a internar será da responsabilidade dos profissionais ao serviço do Ministério da Saúde e não do lar.
Nuno Lucas acredita que os 30 lugares aprovados "rapidamente se preenchem" e assume que a entrada em funcionamento dos cuidados continuados "é um aliviar da carga desta instituição", já que permitirá encontrar soluções mais adequadas para alguns dos utentes do lar.
"Nós não temos competência neste momento para ter utentes da forma que os temos, acamados e dependentes com um nível de exigência acrescida", refere o administrador.
A escolha da Quinta de Nossa Senhora do Incenso para instalar a Unidade de Cuidados Continuados faz parte de uma estratégia do lar, que quer concentrar grande parte dos seus serviços neste ponto da vila. A nova cozinha e lavandaria são disso exemplo, mas o objectivo final é a construção de um novo lar "com capacidade para absorver e dar resposta ao concelho de Penamacor", diz Nuno Lucas.
No distrito de Castelo Branco estão em funcionamento cinco unidades de cuidados continuados, situadas em Oleiros, Cernache do Bonjardim (Sertã), Idanha-a-Nova, Vila de Rei e Fundão.


Autor: José Furtado in jornal "A Reconquista"

Sem comentários: