quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Penamacor: Concelhia do PS quer ver contas da campanha de 2009


A concelhia do Partido Socialista de Penamacor quer ver as contas da última campanha eleitoral para as autárquicas, cuja eleição aconteceu em Outubro de 2009. Os dirigentes locais do partido solicitaram ao mandatário financeiro da campanha de Domingos Torrão a apresentação dos gastos da mesma, pedido que ainda não foi satisfeito.
Porfírio Saraiva, o líder do PS penamacorense, justifica a solicitação com algumas dúvidas quanto aos gastos da campanha que levou o actual presidente ao terceiro mandato. Questionado pelo Reconquista sobre as razões dessas dúvidas, o responsável pela concelhia não entra em pormenores. Segundo Porfírio Saraiva logo que as contas ficaram fechadas em Maio de 2010 foi feito um pedido para a apresentação das mesmas às estruturas locais. Tal não veio a acontecer, mesmo depois de as estruturas locais terem insistido junto do PS nacional.
Recentemente acabou por vir a público que a concelhia estaria disposta a avançar com uma queixa ao Ministério Público, caso as contas não fossem apresentadas até ao final da última semana. Os ânimos parecem agora mais calmos, sobretudo depois de uma reunião que na sexta-feira juntou à mesma mesa os responsáveis pela concelhia e Nuno Lucas, o mandatário financeiro da campanha.
Em declarações ao Reconquista, o responsável pelas contas da última campanha autárquica do PS em Penamacor desvalorizou a polémica. Nuno Lucas explica que não esteve presente na reunião da comissão política concelhia por motivos profissionais, garantindo que deu conta das razões da sua ausência. E lamenta a fuga de informação que originou a polémica.
Em relação às contas diz que estas foram enviadas para o PS nacional, que por sua vez as submeteu ao visto do Tribunal Constitucional.
"Eles disseram que as contas estavam entregues ao órgão competente e estavam em conformidade com o orçamento previamente aprovado", referiu Nuno Lucas, citando um contacto com o mandatário nacional do PS.


A campanha em números

A campanha eleitoral do PS em Penamacor nas últimas eleições autárquicas custou 44 248 euros, menos 17 mil euros que o orçamentado, apurou o Reconquista. Os números são públicos e encontram-se nos mapas disponibilizados pela Entidade das Contas e Financiamentos Políticos, que podem ser consultados na página da internet do Tribunal Constitucional, em www.tribunalconstitucional.pt.
De acordo com os documentos, a maior fatia da campanha socialista foi para estruturas, cartazes e telas, com 21 600 euros gastos. Uma despesa que segundo os mesmos documentos não estava sequer prevista no orçamento, o que aliás aconteceu em todos os concelhos do distrito.
Pelo contrário, o PS tinha orçamentado mais de 36 mil euros para a concepção da campanha, agências de comunicação e estudos de mercado, não tendo feito qualquer gasto nesta matéria.
Foram ainda gastos 6840 euros em propaganda, comunicação imprensa e digital, 7416 euros em comícios e espectáculos e 7700 euros em brindes e outras ofertas.
Em relação às receitas, o orçamento previa 61 299 euros, quando a receita real foi de 53 381 euros.


Autor: José Furtado in jornal "A Reconquista"

1 comentário:

Anónimo disse...

Não me digam que já foi inaugurada a rua principal da benquerença e ninguém me convidou… isso n se faz! Zangam se as comadres sabem se as verdades já é assim há mais de 24 anos neste concelho, só agora e ao fim de 12 anos é que viram que este executivo camarário n prestava. Os donos deste concelho só trabalham para as eleições porque será? porque sao os mesmos de ha 20 anos...!? que pena um concelho tao rico e nao temos nada...