segunda-feira, 21 de março de 2011

LIGA COVIFIL – 3ª JORNADA FASE FINAL

Está viva e disputada a Liga Covifil. Penamacorense e Atalaia do Campo, os dois clubes que seguem na frente do campeonato, perderam pontos mas continuam a ser os mais sérios candidatos à vitória final.

A Atalaia do Campo teve o pássaro na mão mas em período de descontos deixou-o fugir. A equipa do concelho do Fundão esteve a vencer em Cernache do Bom Jardim, por 2-0, mas a equipa da casa, que jogava com menos uma unidade, por expulsão de Rodrigo, aos 47 minutos, ainda teve a força anímica suficiente para chegar à igualdade. Na primeira parte não houve golos para ninguém e a segunda começou praticamente com a expulsão de Rodrigo e com o primeiro golo da Atalaia. Foi na sequência de um pontapé de canto que Janilson deu vantagem à equipa de Trindade, aos 50’, passados cinco minutos Ruben marca o segundo da Atalaia, aproveitando uma defesa incompleta de Pepe. A equipa da casa nunca deixou de acreditar que podia dar a volta ao jogo. Teve um primeiro lance de golo que seria anulado, por eventual irregularidade de Rabâa. Na sequência deste lance João Gaspar seria expulso por ter reclamado da decisão, ele que procedia ao aquecimento junto da linha lateral. Mas os homens de Filipe Avelar forçaram o andamento, aproveitaram a apatia da equipa da Atalaia e reduziu para 1-2, por Rabâa, aos 89’. Dois minutos depois o mesmo jogador conseguia o tento da igualdade. Foi um final muito emocionante aquele que se viveu no Campo Nuno Álvares, entre Vitória de Sernache e Atalaia do Campo.

Em Alcains o jogo foi bom, com as duas equipas muito empenhadas em mostrar serviço, mas no final manteve-se o zero zero, um resultado que pode penalizar mais a equipa de Penamacor ( crónica do joga à parte )

Em Pedrógão de S. Pedro a equipa da casa venceu por 3-0, mas o jogo foi pobre e valeu mais pelos golos. A partida começou praticamente com o primeiro golo do Pedrógão. Foi Neves que aos 4’ minutos deu a melhor direcção a uma boa movimentação ofensiva da sua equipa. O Proença não reagiu ao golo e por isso o resultado só viria a tomar uma outra dimensão quando David Marques, que hoje só foi utilizado na segunda parte, marcou os restantes dois golos. Aos 80 fez o 2-0 e aos 86 o 3-0 final. Uma vitória que não merece contestação.

Com estes resultado a Liga Covifil tem a classificação ordenada do seguinte modo: ADEP 30 pontos, Atalaia 27, Sernache 23, Pedrógão 22, Alcains 18 e Proença 17. Para efeitos de apuramento para a final da Taça de Honra, o Pedrógão lidera com 7 pontos seguido da ADEP com 5.

No apuramento para o 7º lugar e finalista da Taça de Honra o destaque vai para a vitória do Vilarregense no Teixoso e que originou a chicotada psicológica na equipa da casa. Paulo Serra bateu com a porta depois de mais um desaire e certamente, depois de ter ficado, uma vez mais com a sua equipa reduzida a 10, por mais uma vez Hélder Morais ter tido um comportamento que não se justifica, ao agredir um adversário. A equipa de Vila de Rei marcou o primeiro golo aos 16 por Nuno Alves, o treinador e presidente do clube voltou a fazer o gosto ao pé e marcou o segundo, aos 23. O Vilarregense estava com uma eficácia muito boa e Joca, aos 30’ colocou o resultado em 0-3. Ainda antes do intervalo, Semedo marcou o 4º da equipa de Vila de Rei e Ângelo reduziu para 1-4. Na segunda parte deu-se a expulsão de Hélder Morais e Luís Pedro marcou o segundo para o Teixosense na conversão de uma grande penalidade. Nuno Alves, que tinha marcado os dois primeiros golos, sofreu uma entrada muito dura de Canário que o obrigou a ser evacuado para o Hospital da Covilhã onde recebeu tratamento. Conversamos com Nuno Alves, já depois de ter deixado o CHCB, para sabermos do seu estado e ficamos a saber que sente muitas dores nas costas, que fez um RX que não indica nada de grave.

No outro jogo desta fase os Escalos foram vencer a Vila Velha de Ródão por 1-0.

Na Liga Covifil de apuramento para o 7º lugar, o Oleiros, que não jogou nesta jornada, lidera com 18 pontos seguido do Vilarregense com 14.


Autor: José Joaquim Ribeiro in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: