segunda-feira, 14 de março de 2011

LIGA COVIFIL – 2ª JORNADA FASE FINAL

Pedrógão de S. Pedro está em grande nesta fase final. Depois do empate com a ADEP, vitória na Atalaia, contribuindo, deste modo, para voltar a isolar no topo da classificação a formação de Penamacor.

O jogo na Atalaia do Campo revestia-se de grande importância para a equipa da casa, que tinha conseguido colar-se à formação da ADEP depois da primeira jornada desta 2ª fase. A expectativa era grande e por isso era fundamental, para as ambições do clube, que no jogo com o Pedrógão não houvesse escorregadela. Pois bem, o jogo, que foi totalmente dominado pela equipa da casa, que teve muito mais tempo a bola em seu poder, foi resolvido pela equipa do Pedrógão que soube ser pragmática e letal. A equipa de Xana jogou no erro do adversário e em várias ocasiões podia ter marcado. Enquanto isso a equipa de Trindade jogava bonito, de pé para pé mas rematar à baliza não foi a opção da equipa e, como se sabe, sem se rematar à baliza adversária torna-se difícil fazer golos. A formação do Pedrógão adiantou-se no marcador aos 35’ na sequência de um pontapé de canto. A bola foi disputada nas alturas pelo Neves e pelo defesa Gonçalo, acabando este por a introduzir na sua própria baliza. Na segunda parte Caronho isolou Filipe, este ficou na cara de Valezim e não perdoou. Com esta derrota a tarefa da Atalaia passa a ser mais complicada, visto ter deixado fugir o adversário directo, a ADEP, que poderá ampliar em pelo menos mais um ponto o seu pecúlio quando as duas equipas jogarem os três minutos que faltaram ao jogo da 17ª jornada da 1ª fase. Bastará que nesses três minutos nenhuma das equipas marque golos para que seja contabilizado mais um ponto a cada equipa. Esse ponto não interfere com a classificação da Atalaia mas vai aumentar o pecúlio da ADEP.

No jogo em Penamacor, entre a ADEP e o Sernache o resultado acaba por ser muito feliz para a equipa de Hugo Andriaça. O jogo foi muito equilibrado, com a ADEP a ter mais posse e a praticar um futebol mais elaborado, mas a equipa do Vitória foi aquela que jogou com maior sentido na baliza adversária. A formação teve três ou quatro situações para marcar, em oportunidades que o único adversário que tinham pela frente era o guardião Oleh, mas foi a equipa de Penamacor a marcar, quando se jogava o último minuto do encontro. Manoel isolou-se e frente ao guardião do Sernache fez o que Rabãa, Santolini e mesmo Barrela não conseguiram fazer na baliza contrária. Foi uma vitória que soube bem à equipa da ADEP mas foi penalizadora para o que fizeram os homens de Filipe Avelar.

Em Alcains a equipa do CDA acabou por ter uma tarde tranquila perante um Proença que foi para o jogo fragilizado e mais fragilizado ficou quando se viu reduzido a 9 unidades, por expulsão, primeiro de Acácio, aos 41’ e depois Toni, aos 54. O Alcains ganhou vantagem no marcador logo aos 6´na sequência de uma grande penalidade que Nuno Carvalheiro converteu. Aos 20’ o placard passou a assinalar 2-0, com um golo de Daniel Fernandes. Na segunda parte o Proença ainda reduziu, por Fábio Martins, aos 53’, mas no minuto seguinte, uma vez mais de grande penalidade, Nuno Carvalheiro voltou a colocar o resultado com dois golos de vantagem. Na sequência deste lance o Proença fica a jogar com 9 unidades e dois minutos depois Daniel Fernandes aumenta para 4-1. O resultado final foi obtido aos 77, por intermédio de Miguel.

Com os resultados desta segunda jornada da Liga Covifil, Fase Final, a ADEP passou a ter 29 pontos, a Atalaia do campo 26, Sernache 22, Pedrógão 19 e Alcains e Proença 17.

Os jogos da próxima são: Sernache – Atalaia do campo, Pedrógão – Proença e Alcains – Penamacorense.

No apuramento para o 7º lugar o Oleiros está muito bem lançado para ser o finalista da Taça de Honra. Após a jornada deste domingo passou a ter uma vantagem de 7 pontos, que os deixam em posição muito confortável.

No jogo que se realizou esta tarde em Oleiros a equipa do Teixoso teve tudo para trazer de lá os três pontos, contudo, o acreditar da equipa de João Paulo Natário fez com que nos últimos dois minutos dos 5 que o árbitro deu de compensações tivesse marcado dois golos e virasse um resultado que lhe era desfavorável. O Teixosense marcou o primeiro golo por João Canário, aos 15 minutos, na segunda parte ampliou para 2-0, aos 71, por Miguel Marques. O Oleiros reduziu, aos 79, resultado que se manteve até aos 90+3, quando Theres fez o empate, na jogada imediatamente a seguir, foi João André fez o terceiro da sua equipa, dando a volta ao marcador e a conquista dos três pontos.

Em Vila de Rei a equipa de Vila Velha de Ródão venceu por 1-0, tendo passado a ocupar o 9º posto da geral, com 9 pontos.

Confira aqui a classificação da Liga Covifil de apuramento para o 7º lugar.


Autor: José Joaquim Ribeiro in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: