sexta-feira, 11 de março de 2011

Bemposta: Daniel Lopes responde a acusações

De certo modo, não me senti espantado pela resposta dada pelo Senhor Presidente da junta de freguesia da Bemposta. Pois, o que este senhor escreveu ultrapassa os limites da democracia. Portanto, nada que não conhecêssemos. O exercício democrático é por si só um movimento de cidadania e participação activa na sociedade. Os interesses privados não devem sobrepor-se aos princípios legais que nos regem democraticamente. Não se pode acusar de forma gratuita uma pessoa que luta pelos interesses da Bemposta, em vez dos interesses particulares. Tais infâmias ferem a dignidade e o respeito por quem, de forma honesta e verdadeira, revela as imperfeições de um executivo, que já se esqueceu do verdadeiro sentido do que é prestar um bom serviço público.
Relativamente às acusações que me proferem, onde dizem que em 2008 tentei agredir o secretário da junta de freguesia, porque não participaram tal ocorrência às autoridades competentes? Infelizmente, os papéis inverteram-se, porque fui eu que senti a minha integridade física e moral ameaçada, quando na última assembleia o senhor tesoureiro aproveitou o facto da minha colega de bancada estar ausente, me insultou e ameaçou, dentro e fora da junta de freguesia, acto este que participei à GNR, e do qual aguardo a avaliação do Tribunal de Penamacor.
Pois V. Excelências já não se lembram que tanta coincidência existiu na marcação das Assembleias de Freguesia, que por mero "acaso" coincidiram com as da Assembleia Municipal? Para além disso, o mesmo atestado de residência, que apresentei na Assembleia Municipal, e que comprova a minha morada em Castelo Branco, tem servido de justificação para que me sejam retribuídas as despesas de deslocação, foi o mesmo que apresentei na Assembleia de Freguesia.
Quanto ao Senhor Presidente da Assembleia de Freguesia, é muito fácil falar em falta de respeito nos jornais, mas torna-se bem mais difícil quando a demagogia e a falta de frontalidade imperam nas funções que o senhor desempenha como presidente da assembleia. Aproveito este momento para convidar toda a população a assistir às Assembleias de Freguesia, de modo a tomarem conhecimento do funcionamento deste órgão autárquico.
A única coisa que me interessa é que a minha terra saia do marasmo em que se encontra. Eu proponho projectos nas áreas da cultura, do planeamento e da acção social, com o objectivo de contribuir para a revitalização da nossa terra, mas também a execução de um plano de intervenção, que atraia e fixe jovens, e que seja capaz de motivar investidores que queiram apostar na nossa terra, dando a possibilidade de potenciar actividades tradicionais, como por exemplo o aproveitamento das tradições e dos saberes ancestrais das nossas gentes, que se vão perdendo, e são eles um património vivo que está a terminar. De entre essas acções, cabe a requalificação das típicas casas de granito, a criação de infra-estruturas de lazer, requalificação de espaços e monumentos, dinamização cultural, tudo isto com o propósito de viabilizar novas funções, designadamente turísticas, para sectores ligados às microempresas a operar nas áreas do comércio, restauração, alojamento e artesanato. Hoje, estamos perante um novo tipo de aldeias "Aldeias históricas, aldeias do granito", criadas para um novo tipo de habitante e no contexto de uma nova ruralidade. Cada vez é mais comum no nosso país e na nossa região, no âmbito de políticas de desenvolvimento regional, nas quais emerge a ideia de revitalização destes espaços para fins de pendor turístico.
A freguesia de Bemposta, como qualquer outra, deve ambicionar mais, de modo a que o desenvolvimento aconteça, e ali cresçam obras e projectos que contribuam para o seu engrandecimento.

Autor: Daniel Lopes- Deputado de Freguesia da Bemposta


In jornal "A Reconquista"

Sem comentários: