terça-feira, 7 de outubro de 2014

RECEÇÃO AOS ALUNOS E PROFESSORES DA ACADEMIA SÉNIOR DE PENAMACOR

thumbnail_3rika
PENAMACOR – A ADRACES, em parceria com a Câmara Municipal de Penamacor, as Juntas de Freguesia do concelho e outras forças vivas do território, numa rede de parcerias públicas e privadas, deu início a um conceito inovador do projeto designado por “Academia Sénior de Penamacor”.
No dia 01 de Outubro, data em que se comemora o Dia Internacional do Idoso, teve lugar no Jardim das Laranjeiras, na Biblioteca Miunicipal de Penamacor, a Receção Oficial dos Alunos e Professores pioneiros deste conceito, cada vez mais defendido pela Organização Mundial de Saúde que o descreve como um processo de otimização de oportunidades, no sentido de aumentar a qualidade de vida durante o envelhecimento.
O primeiro ano letivo conta com 71 alunos, com idades compreendidas entre os 53 anos e os 84 anos, e dispõe de um Corpo Docente dinamizador, com espírito de voluntariado, algum tempo livre e vontade de partilhar, composto por 20 professores e 15 ofertas formativas e lúdicas.
Na cerimónia de receção aos alunos e professores, o Presidente da ADRACES, Comendador Joaquim Morão, saudou todos quantos estão envolvidos neste projeto, que vem contribuir para o bem-estar e definir novos objetivos de vida, porque a transição da vida ativa para uma fase de aposentação ou reforma deve ser feita de uma forma muito tranquila. Joaquim Morão falou da importância da Academia Sénior de Penamacor, “fundamental para preencher o tempo livre destas pessoas com coisas úteis. Com este projeto, será possível enquanto se aprende, ocupar o tempo livre”. Salientou ainda que “a ADRACES coloca os meios necessários para por de pé este projeto enquanto que a Autarquia e Juntas de Freguesia, enquanto parceiras da Academia têm por obrigação dar o seu contributo”, porque o envelhecimento ativo pressupõe o envolvimento em atividades diversas que possam estimular cognitiva e fisicamente as pessoas que terminaram a sua vida ativa, mantendo-as socialmente integradas e com objetivos definidos.
António Realinho, diretor da ADRACES, sublinhou a importância e a virtualidade deste projeto que “vai permitir ensinar a quem vem ensinar na Academia”. Esta troca de saberes contribui para “a melhoria e qualidade de vida dos alunos e, ao mesmo tempo, combater a solidão e o isolamento”.
António Luís Soares, presidente da Câmara Municipal de Penamacor, evocou todos quantos deram alma a este projeto que está agora a começar. “Acredito que seja mais um projeto de sucesso em Penamacor”, sublinha. O autarca deixou um agradecimento aos alunos, “porque sem esta adesão não era possível aspirar ao sucesso”, e a todo o corpo docente que aceitou o desafio de forma totalmente voluntária.
Na impossibilidade de estar presente, o presidente da Associação Rede de Universidades da Terceira Idade (RUTIS) enviou uma mensagem de congratulação pelo nascimento de uma nova Academia Sénior que é sempre motivo de regozijo e satisfação. Luís Jacob refere “que os seniores de Penamacor vão ser mais felizes e mais ativos. A vossa iniciativa é ainda mais louvável, porque é feita num contexto de interioridade que urge inverter”. Lembrou ainda os números desta Rede que “une as 230 academias e universidades seniores portuguesas e que é a maior do mundo nesta área. São 35000 alunos e perto de 5000 professores voluntários envolvidos nesta aventura do saber ao longo da vida”, conclui Luís Jacob.

In "LOCAL.PT"

Sem comentários: