sexta-feira, 10 de outubro de 2014

EUCALIPTOS GERAM CONTESTAÇÃO

Rádio Cova da Beira

O presidente da câmara de Penamacor mostra-se preocupado com a proliferação de plantações ilegais naquele concelho. O tema foi levantado pelo presidente da junta de freguesia de Aranhas na última reunião da assembleia municipal. 

António Geraldes sublinha que “dentro dos limites administrativos da minha freguesia também há plantações ilegais de eucaliptos; replantar eucaliptos onde eles já existiam anteriormente é ilegal mas é uma ilegalidade processual que não afecta directamente as propriedades vizinhas, agora plantar eucaliptos onde nunca estiveram anteriormente, no meio de hortas, e substituir vinhas e olival por eucaliptos é que não”.
Uma situação que também preocupa António Beites. O presidente da câmara de Penamacor refere que existem pelo menos duas situações de contra-ordenação já emitidas pelo instituto de conservação da natureza e florestas “estamos claramente preocupados com a situação; a câmara municipal, dentro das suas competências, fez tudo aquilo que estava ao seu alcance, há dois processos de contra-ordenação que estão a ser avaliados pelo ICNF. Não existe ao nível do ordenamento a nível nacional nenhuma proibição para a plantação de eucaliptos em qualquer área mas há aqui uma questão de sensibilização junto do ICNF para que eles tenham em consideração os interesses das populações e das freguesias e é essa preocupação que vamos levar ao senhor director regional”.


Autor: Nuno Miguel in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: