quinta-feira, 2 de outubro de 2014

PENAMACOR ADERE À EUROPARK

Rádio Cova da Beira

“O concelho nunca retirou qualquer benefício da sua ligação à antiga região de turismo da Serra da Estrela”. A afirmação feita por Francisco Abreu na última reunião da assembleia municipal onde o órgão aprovou, por unanimidade, a adesão daquele concelho à federação europeia de parques de natureza.

O deputado socialista espera que esta nova adesão; à semelhança do que já sucedeu em relação á “Naturtejo”, possa significar um impulso ao desenvolvimento das potencialidades turísticas do concelho. Algo que nunca sucedeu no passado “pertencíamos à região de turismo da Serra da Estrela e nunca ninguém viu nada; eram os comerciantes, os restaurantes e as pensões que pagavam para isso e o raio da região de turismo nunca aqui fez uma reunião, quase nunca cá fez uma iniciativa a não ser nos últimos tempos e por razões político-partidárias de quem era patrão e dono daquilo tudo”.
Já o presidente da autarquia sublinha que este é um primeiro passo tendo em vista a que Penamacor possa também aderir á carta europeia de turismo sustentável. António Beites sublinha que se trata duma candidatura inédita “é uma parceria com a câmara do Sabugal e que vai ser alargada às man-comunidades do Alto Águeda e da Sierra de Gata o que é algo que nunca se fez; a adesão a esta carta só é possível aos municípios que tenham áreas protegidas e que pretende salvaguardar e potenciar o turismo, preservando a biodiversidade e a natureza mas aliando tudo isso também aos interesses económicos que podem surgir com esse maior aproveitamento”. 


Autor: Nuno Miguel in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: