quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Jornal do Fundão leva a Beira Interior a Paris

Esta iniciativa vai levar 19 municípios da Beira Interior a Paris, onde poderão mostrar o que melhor fazem. A Gala da Câmara de Paris vai distinguir os emigrantes que se evidenciaram ao longo do ano.

A IDEIA de regressar a Paris, promovendo em simultâneo a Beira Interior, andava a germinar há algum tempo. Em 2013 equacionou-se, mas só em 2014 é que foi possível consumá-la.

Em maio passado, o Jornal do Fundão deslocou-se a Paris e começou a desenhar um programa aliciante para os municípios da Beira Interior. Sentando-se à mesa com a Câmara Municipal de Paris, com a Associação das Beiras de França e com a Coordenação das Coletividades Portuguesas de França, foi sendo esculpido um programa “Encontros da Beira Interior em Paris”, que potenciasse, ao máximo, as vantagens da nossa região, objetivo primeiro desta iniciativa, e enaltecesse os fatores diferenciadores da Beira Interior.

Pensamos que se conseguiu, também com o envolvimento da Embaixada de Portugal, da Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa e com o espaço (café artístico) Lusofolie’s. Do lado dos municípios portugueses, cuja adesão foi impressionantemente maciça, procurou-se acautelar e privilegiar os contactos com os principais decisores luso-franceses que operam em França e que, certamente, muito poderão contribuir para alavancar oportunidades de negócio. Assim sejam aproveitadas.

A articulação do programa com o encontro Nacional das Associações Portuguesas de França durante o dia de sábado, cimentará o relacionamento entre as Comunidades Intermunicipais beirãs e diversos municípios franceses que estarão nessa jornada.

No meio das várias sessões perfila-se, ao jeito português, uma degustação de produtos regionais.
Ao fim da tarde, finalmente a participação na Gala Anual da Câmara Municipal de Paris que reunirá cerca de 600 pessoas e distinguirá os luso-franceses que mais se evidenciaram ao longo do ano, onde a Beira Interior será convidada especial e retribuirá no fim, participando no cocktail final com uma degustação de produtos regionais.
E porque muitos portugueses que emigraram já não se encontram entre nós, mas foram muito importantes para as suas famílias e para a afirmação de Portugal no mundo, terá lugar no domingo de manhã, no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, uma missa em intenção de todos os beirões falecidos.

Ao Jornal do Fundão restará aguardar pelo impacto que esta iniciativa terá nos mais diversos domínios, seguro de que a Beira Interior poderá beneficiar com uma ação com este perfil.

Ficheiros para Download
Programa .Ficheiro Acrobat Reader Programa

Sem comentários: