segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

LIGA COVIFIL - 19ª JORNADA

Não foi uma jornada de empates, mas foi uma jornada onde os primeiros não conseguiram melhor que a divisão de pontos. Foi também uma jornada que voltou a mostrar as fragilidades da equipa de Alcains. Desta feita perdeu em casa com o Vilarregense.

No derby do concelho de Penamacor o jogo foi muito intenso mas em termos de golos só mesmo na parte final do encontro. Antes o lance de maior perigo resultou de um remate fortíssimo de Luís Graça, aos 65’, que esbarrou no poste da baliza de Tiago. O Penamacorense chegou a ter o pássaro na mão, mas em período de descontos deixo-o fugir. Conseguiu marcar, pelo lesionado Esquivas, aos 85 minutos, numa recarga a uma defesa de Tiago a remate de Clemente. O Pedrógão não desistiu e conseguiu, já em período de descontos, chegar à igualdade, por intermédio de Pedro Ferreira com um remate de cabeça concluiu um livre lateral. Este acabou por ser um resultado a justificar o empenho de todos os jogadores. No último minuto do encontro o melhor marcador do distrital, Ricardo Costa foi expulso da partida por advertência com segunda cartolina amarela.

Na Atalaia do campo a equipa da casa também só chegou à igualdade em período de descontos e através de uma grande penalidade, no jogo com o Vitória de Sernache. A equipa de António Joaquim foi sempre mais perigosa, embora a equipa da Atalaia tivesse, ao longo da partida, mais posse de bola e maior ascendente sobre o adversário. Valezim teve que estar, em três ocasiões, muito concentrado para evitar que o Vitória se tivesse adiantado no marcador, todavia, seria de uma falha do guardião da Atalaia que o Sernache iria chegar à vantagem no marcador. Uma defeituosa abordagem do lance foi aproveitada por Rabãa para inaugurar, aos 53’. A Atalaia forçou o andamento do jogo e, através de uma grande penalidade que Massa cometeu sobre Ucha, aos 63’, o número 10 da equipa da casa chegaria ao empate. O Vitória, que terá treinado bem durante a semana para tirar partido das curtas dimensões do relvado da Atalaia, voltaria a chegar-se à frente no marcador, com um remate certeiro de Alan Santolini. Estavam decorridos 80 minutos e tudo favorecia a equipa forasteira. A equipa da casa teve que se aplicar para conseguir, já com três minutos para além dos 90, chegar à igualdade. Pepe carregou Ucha e foi assinalada a grande penalidade que Ricardo Morais converteu no 2-2 final. Um resultado justo pelos que foi produzido pelas duas equipas.

Em Alcains o CDA está a ter dificuldades de impor o seu futebol e isso reflecte-se nos resultados. Um tanto surpreendentemente, foi derrotado pelo Vilarregense, por 2-1. A equipa de Nuno Alves chegou à vantagem logo aos 10 minutos, com um golo de Semedo mas o Alcains teve a necessária reacção que lhe permitiu chegar à igualdade, aos 33’, por intermédio de João Lisboa. O jovem Lisboa, que esteve no melhor, ao marcar o golo, esteve logo a seguir no pior da equipa. Aos 56’, fez uma falta, com carga por trás a um adversário que lhe valeu a expulsão directa da partida, como se isso não bastasse, Betinho, aos 62’, faz falta dentro da sua área, que lhe valeu o segundo cartão amarelo e a equipa seria penalizada com uma grande penalidade que Semedo converteu no segundo golo da equipa de Vila de Rei. O Alcains ainda teve uma chance para chegar à igualdade mas Mário Pina falhou a conversão de um penalti, quatro minutos depois do golo dos forasteiros. Pode ler a crónica do jogo em separado.

No Teixoso a equipa de Paulo Serra regressou às vitórias depois de ter perdido em Penamacor. A formação do Teixosense venceu o Escalos de Cima por 1-0, com o único golo do encontro a ser apontado pelo veterano Caniço, aos 51 minutos da partida.

Em Oleiros a equipa de Paulo Natário só conseguiu carimbar o triunfo na partida com Vila Velha de Ródão, quando o relógio já marcava o minuto 90. Foi Esteves quem conseguiu oferecer os três pontos à sua equipa.

Em resultado do desfecho das partidas da 19ª jornada da Liga Covifil, nada se alterou na tabela classificativa, no que respeita aos lugares cimeiros. A ADEP lá se mantém confortável no primeiro posto, com 44 pontos, seguido da Atalaia do Campo, com 39, do Sernache e Pedrógão com 28. O Proença que não jogou nesta jornada manteve-se com 27 pontos e o Alcains é o último dos seis que vão para a segunda fase disputar o título, com 25 pontos.

autor: José Joaquim Ribeiro in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: