sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Direito de resposta: Junta da Bemposta responde a acusações de Daniel Lopes

Relativamente à notícia descrita e porque o Presidente da Junta de Bemposta é nela referido e alvo de acusações venho por esta forma expor e pedir que seja publicado o seguinte:

1- Sempre o Presidente da Freguesia esteve disponível para quais qualquer esclarecimento relacionado com assuntos de interesse para a Freguesia. Estranho que na vossa reportagem se afirme que o presidente da junta se encontrava incontactável.

2- A Assembleia de Freguesia de Bemposta aprovou o seu regimento em reunião ordinária de 30 de Abril de 2010. Pode ler-se na alínea b n.º 1 do artigo 16.º de que a convocação das reuniões da Assembleia de Freguesia são da competência do seu Presidente, desde logo como pode ser o Presidente da Junta a marcar as reuniões?

3-O Sr. Daniel Lopes afirma que foi eleito para os cargos de membro da Assembleia Municipal e membro da Assembleia de Freguesia o que não é verdade. Foi efectivamente eleito para a Assembleia Municipal. Para a eleição à assembleia de freguesia a coligação Todos por Penamacor elegeu dois representantes constando o Sr. Daniel Lopes em 3.º lugar, não tendo sido eleito directamente, lembro que era um seu familiar directo que constava em segundo lugar, foi eleito e tomou posse. Tendo após a 2.ª reunião de Assembleia pedido a sua desistência, aí sim dando lugar ao elemento que constava em 3.º lugar, o seu filho, Daniel Lopes.

4- A residência de um cidadão é confirmada no seu B.I. ou cartão de cidadão, por tal facto a Freguesia de Bemposta emite atestados de residência baseados no SIGRE (Sistema de Recenseamento Eleitoral). Após consulta ao referido sistema consta-se que a morada do Sr. Daniel é em Bemposta. (não podemos ter moradas consoante o valor dos Euros que nos são pagos nas senhas de presença).

5-O Sr. deputado queixa-se de ter sido alvo de ameaças. Estive presente na última reunião da Assembleia de Freguesia de Bemposta e nem o Presidente da Freguesia nem qualquer outro membro da Junta ou da Assembleia de Freguesia viu qualquer ameaça. Efectivamente não vi nesta reunião mas vi e ouvi numa outra realizada em 2008, onde o Sr. Daniel Lopes era membro da Assembleia de Freguesia, na altura 1.º secretário, e onde tentou agredir o Secretário da Junta de Freguesia com o selo branco que se encontrava em cima de uma secretária, não fosse a intervenção pronta dos membros da Assembleia de Freguesia cessante e na altura certamente seriam relatados desacatos e falta de respeito provocados pelo Sr. Daniel. Também durante o mês de Dezembro de 2010 este senhor, que acusa a Junta de falta de respeito, abordou o Presidente da Assembleia de Freguesia, ofendendo-o verbalmente a ele à sua esposa (e quem tem falta de respeito é a Junta?!)

6- A visibilidade para ser conseguida deve ser com trabalho, dedicação, honestidade e muita humildade. Se este senhor pretende conseguir visibilidade política para atingir determinados objectivos, certamente não vai encontrar na Freguesia de Bemposta o apoio para tal.


O Presidente da Freguesia
Luís Tomé

In jornal "A Reconquista"

Sem comentários: