sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

AUTARQUIAS CAMINHAM PARA O SUICÍDIO COLECTIVO

Municípios que integram o sistema multimunicipal da empresa Águas do Zêzere e Côa estão à procura de uma solução conjunta para fazer face à insustentabilidade do sistema. É que, a continuar assim, os municípios caminham juntos para um "suicídio colectivo".

Declarações de Domingos Torrão no final da reunião pública do executivo. Segundo o autarca, "da forma como as coisas estão montadas, não há hipótese de viabilizar este sistema, por isso, ou as Águas de Portugal, e com isto eu quero dizer o Ministério do Ambiente, encara isto de outra forma, ou então é o suicício colectivo de todas as autarquias que estão envolvidas no sistema".

Segundo o presidente da câmara municipal de Penamacor, os municípios não podem continuar a pagar uma factura por um sistema que não cumpre os pressupostos que presidiram à sua criação "o sistema foi dimensionado para determinado número de consumidores o que não se veio a verificar, agora nós não podemos continuar a aceitar que para viabilizar o sistema as tarifas tenham sido aumentadas 15% em Julho de 2010 e o que está previsto para 2011 é um aumento de mais 10%".

Com apoio jurídico, os municípios estão à procura de uma solução conjunta que, segundo o autarca, terá que ser encontrada antes da próxima assembleia geral da empresa Águas do Zêzere e Côa "estamos todos de acordo em encontra uma solução, como? estamos a trabalhar nisso".


Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: