quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Reunião é esta sexta-feira

Assembleia de Penamacor debate desenvolvimento rural

Gabriela Ventura é a primeira convidada das reuniões temáticas da Assembleia Municipal de Penamacor, que vai avançar com sessões nas freguesias do concelho.

O Programa de Desenvolvimento Rural Proder é o assunto central da primeira reunião da Assembleia Municipal de Penamacor com debate temático. O modelo foi uma das promessas do socialista Jorge Seguro na última campanha eleitoral, que avança com o acordo dos grupos políticos representados. Formalmente ainda não foi aprovado o novo regimento do órgão – que permite este tipo de reuniões – mas o Partido Socialista e a Coligação Todos por Penamacor (PSD, CDS, Partido da Terra) concordaram com a importância da sua realização.

O Proder será apresentado pela gestora Maria Gabriela Ventura, havendo ainda espaço para as questões dos eleitos e do público. A reunião começa pelas 20 horas, no salão nobre da autarquia penamacorense. Depois seguem os trabalhos habituais da assembleia.

Para Jorge Seguro as assembleias municipais “podem ter um papel muito importante na dinamização do concelho e da região trazendo para o debate os temas que são mais relevantes”. Por isso o presidente da Assembleia Municipal de Penamacor espera colocar outros temas em cima da mesa, como a energia, ambiente, turismo, desenvolvimento regional ou a educação “porque são áreas que nos parecem decisivas para o interior”. Envolver a população é outra das intenções.

O projecto de regimento que será votado esta sexta-feira contempla ainda reuniões nas freguesias do concelho.

“Logo que seja aprovado passaremos rapidamente para as sessões descentralizadas e iremos fazê-lo de acordo com a agenda, nomeadamente as sessões temáticas”, diz Jorge Seguro. As reuniões descentralizadas serão alternadas com as dos Paços do Concelho e a escolha dos locais vai depender dos espaços disponíveis nas freguesias, entre outras condições.

Na assembleia de sexta-feira será ainda discutido e votado o plano de actividades da assembleia municipal para 2010 e as grelhas de tempo que regulam as intervenções dos deputados municipais.

Na ordem do dia está ainda um convénio de colaboração que envolve Penamacor e outros municípios dos distritos de Castelo Branco e Portalegre e da província espanhola de Cáceres para o desenvolvimento de acções comuns no âmbito do projecto Taejo Internacional.

Autor: José Furtado in jornal "A Reconquista"

Sem comentários: