sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

PR quer desenvolvimento a chegar a todos os concelhos

A palavra "oportunidade" foi a mais repetida no discurso do Presidente da República ontem em Penamacor, um dos concelhos mais envelhecidos e com menos população do País, onde inaugurou a Avenida da República, no momento em que se assinalam os 100 da sua implantação.

Na véspera de iniciar a segunda jornada do Roteiro das Comunidades Locais Inovadoras com visitas a oito municípios do distrito de Castelo Branco, o Presidente da República defendeu a mesma "oportunidade de desenvolvimento" em "todos os concelhos" do País, "onde quer que se encontrem", sublinhou.

Perante um grupo de crianças no Salão Nobre da Câmara, Aníbal Cavaco Silva diz ser necessário travar a "batalha da formação das pessoas e da educação", e criar "oportunidades para esses que adquirem qualificações mais elevadas possam encontrar um emprego que seja digno", mesmo fora dos grandes centros.

"O que significa que também no interior têm de surgir iniciativas de emprego qualificado susceptíveis de reter aqueles que apostam na educação e na formação", sublinhou o Presidente da República.

"Portugal não pode continuar a ignorar as suas gentes do interior", afirmou o autarca socialista de Penamacor, para lembrar os problemas da interioridade.

Domingos Torrão espera que os "consensos e compromissos" que esta quarta-feira eram pedidos numa reunião do Conselho de Estado - que discutiu as Finanças Regionais - não sejam alcançados "apenas por quem tem mais meios, mais visibilidade ou mais autonomia".

"É de todo o interior do País e seguramente de todo o território de Portugal que mais precisa que a palavra solidariedade seja colocada em prática", afirmou ainda.

Nos próximos dois dias, o Chefe do Estado visita casos de sucesso no distrito de Castelo Branco. Foi já com este sentido positivo que Cavaco Silva procurou apontar novas formas de vencer as dificuldades do interior. As exigências do autarca definiu-as como "plenamente justificadas".

In jornal "Diário de Notícias"


Sem comentários: