segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

DISTRITAL DE CASTELO BRANCO

Com os resultados que se verificaram na penúltima jornada da 1ª fase do distrital de Castelo Branco, passaram a ser dois os líderes do campeonato. Agora Águias do Moradal e Pedrógão, por esta ordem, partilham o primeiro lugar, com 47 pontos, mas a luta maior discute-se pelo sexto posto, aquele que também dá passagem à discussão do título. Oleiros, Teixosense e Valverde são os clubes que vão lutar por conseguir esse objectivo.

Esta foi também a jornada em que se bateu mais um record de golos marcados por uma única equipa. Foi no Campo do ventoso, no Estreito que o Águias do Moradal “ aplicou “ chapa doze à frágil equipa da Lardosa. Foi uma partida que deu para que muitos jogadores marcassem neste jogo, mas o destaque vai para Esteves e Bruno Vieira, que foram quem mais marcou, três golos para cada um, numa partida muito fácil para os comandados de António Belo. Importa dizer que a equipa do Estreito é a mais concretizadora, com 59 tontos apontados e é também a que sabe defender melhor a sua baliza. Só sofreu 12 golos nos 21 jogos realizados.
No derby do concelho do Fundão não houve golos, as equipas de Valverde e Atalaia do Campo não conseguiram criar condições para que os ataques se sobrepusessem às defesas. Na primeira parte a equipa de Micas soube fechar-se muito bem e a formação comandada por Joca, que jogava lenta, também não criava situações que lhe pudessem dar vantagem. Na segunda parte a Atalaia entrou mais afoita, teve um bom primeiro quarto de hora, mas depois voltou a monotonia, embora continuasse a ter mais posse de bola e mais desenvoltura nos processos ofensivos. O Valverde utilizou a arma do contra-ataque, que acabaram por, também, não resultar. Quando assim é, o espectáculo fica mais pobre, embora a emoção tenha perdurado durante toda a partida. A luta pelo sexto posto vai manter-se até ao final desta primeira fase. Pode ler a crónica deste jogo à parte neste site.
No Fundão a equipa do Pedrógão de S. Pedro foi mais afortunada e conquistou os três pontos. A primeira parte foi jogada sem que se tenham criado grandes oportunidades para que o marcador sofresse alterações, a Desportiva teve que optar pelo futebol directo, ou muitos passes laterais devido à pressão alta que o seu adversário lhe estava a fazer. A única situação em que o golo esteve eminente aconteceu por intermédio de Hélder Rodrigues, que falhou na cara do golo. Na segunda parte a Desportiva veio com outras intenções, teve um reinicio muito prometedor, criou algumas situações de perigo junto da área adversária, mas passados 15 minutos voltou a baixar a sua produção de jogo e a deixar que o adversário equilibrasse a contenda e saísse em perigosos contra-ataques. Foi numa dessas jogadas rápidas que resultou o único golo do encontro. Ricardo ganhou a posse de bola a meio campo, fez, rapidamente o cruzamento e Fábio Portugal, antecipando-se aos centrais do Fundão, atirou a contar. Com este golo o Pedrógão baixou as linhas e o Fundão podia ter chegado ao tento da igualdade, tendo feito o suficiente para o merecer.
Noutro jogo onde o alvo principal era chegar ao 6º lugar, o Oleiros não deixou os seus créditos por mãos alheias e foi a Vila de Rei vencer, categoricamente o Vilarregense, por 4-0. Gelson, Ludvico e Tomás (2) apontaram os golos que valeram os três pontos e que contribuíram para que os comandados de José Ramalho colocassem o clube no lugar pelo qual estão empenhadamente a lutar.
No Teixoso a partida foi muito bem disputada, quer pela equipa da casa, quer pela formação que veio de Cernache do Bom Jardim. A equipa de Simões Gapo apresentou-se muito bem exposta no pelado, fez uma boa circulação de bola, optou mesmo por ter posse em contraste com o futebol mais directo da equipa de Mário Pereira. A equipa do Vitória, na primeira oportunidade que criou marcou, por intermédio de Toni, o Teixosense, que teve, três minutos depois de ter sofrido o golo, uma grande penalidade, que Toni cometeu sobre Luís Pedro, mas que João Bruno desperdiçou, permitindo a defesa ao guardião contrário. O 0-2 teve lugar aos 28’, numa boa iniciativa de Santolini. O Teixosense ainda relançou o encontro, quando Luís Pedro, o homem mais inconformado dos teixosenses, marcou aos 38. Na segunda parte o Sernache controlou a partida e o resultado.
O jogo de Unhais da Serra não teve grande história, em face da postura que a equipa da casa tem tido neste campeonato, o resultado final de 1-3, favorável ao Proença, encaixa-se perfeitamente no padrão de resultados daquela equipa serrana.
Com estes resultados, Águias do Moradal e Pedrógão de S. Pedro lideram o campeonato, com 47 pontos, seguidos de Atalaia do Campo, com 46, V.Sernache, com 42, AD Fundão, 37 e Oleiros 33. Importa referir que a uma única jornada do fim, são três os candidatos ao 6º posto da classificação, aquele que também dá direito a disputar os jogos que vão atribuir o titulo de campeão distrital: Oleiros, Teixosense e Valverde. Na última jornada jogam entre si dois desses pretendentes, Oleiros – Teixosense e o Valverde desloca-se a Pedrógão de S. Pedro.
O jogo mais importante da última ronda realiza-se em Atalaia do Campo entre a equipa da casa e o Águias do Moradal, um jogo apenas para somar pontos e que pode ditar o vencedor desta primeira fase.
Autor: José Joaquim Ribeiro in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: