segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Clube de Autocaravanas promove encontro

Autocaravanas com área de serviço em Benquerença

Cerca de uma centena de autocaravanas viajaram até ao concelho de Penamacor para a inauguração de um serviço que ainda é raro no distrito.
A zona de lazer do Moinho, na aldeia de Benquerença, conta desde o último sábado com uma área de serviço para autocaravanas. O equipamento foi inaugurado durante o 40.º Encontro do Clube Português de Autocaravanas (CPA), que juntou cerca de uma centena de autocaravanas nesta freguesia do concelho de Penamacor.
A área de serviço permite a manutenção das autocaravanas, nomeadamente o despejo das águas utilizadas na lavagem da louça ou duches e os dejectos acumulados na sanita química. Sem este tipo de equipamentos “as pessoas são obrigadas, mesmo contra vontade, a poluir o ambiente”, explica o presidente do CPA. Rui Figueiredo garante agora que a estrutura “ vai ser divulgada a nível nacional e temos uma federação à qual pertencemos a nível internacional que faz a divulgação destas áreas no mundo inteiro”.
No distrito de Castelo Branco havia apenas um equipamento como este, a funcionar em Vila Velha de Ródão, de acordo com o sítio do CPA na internet, em http://www.cpa-autocaravanas.com/.
“Estamos a ter um trabalho bastante profundo com as autarquias no sentido de se fazerem coisas destas”, diz o presidente do clube. E o investimento – tendo em conta as vantagens – nem é nada do outro mundo. Em Benquerença rondou os 75 mil euros.
“As autarquias têm muito a ganhar com isto porque sempre que alguém cá vem faz uma despesa”, diz Rui Figueiredo. Cada autocaravana transporta no mínimo duas pessoas e no último fim-de-semana estiveram cerca de uma centena em Benquerença.
Armando Boaventura é autocaravanista há 20 anos e foi ele que esteve na origem da área de serviço. Natural do Sabugal e filho de penamacorense costuma trazer amigos autocaravanistas à zona e certo dia apresentou a ideia ao presidente da junta, que a fez chegar à câmara.
A casa ambulante do “Nando”, apelido pelo qual é conhecido na família autocaravanista, tem quartos, cozinha e casa de banho com duche. O espaço não é muito mas a prole também não fica apertada por aí além. Isso também não o impede de fazer 30 a 40 mil quilómetros por ano e em 2005 chegou a participar numa digressão de autocaravanas ao Brasil. Como? “Enviamos as autocaravanas de barco!”. O Canadá é o próximo destino mas desta vez vai de avião e aluga a autocaravana.

Zona com mais investimentos

A área de serviço para autocaravanas da zona de lazer do Moinho é mais um equipamento para um espaço com sete hectares que tem crescido e assim vai continuar. António Luís Soares, o presidente da Junta de Freguesia de Benquerença, diz que “está inserida num amplo projecto para tornar este num espaço mais capacitado para o campismo e caravanismo”.
O objectivo da junta e da câmara é criar uma zona de bungalows – casas de madeira para alojamento turístico – e requalificar a ribeira, que graças a um açude já funciona como praia fluvial. No caso da ribeira pretende-se regularizar o leito e as margens, também para que a água seja menos barrenta. A falta desta deverá deixar de ser um problema já que a ribeira vai ser reforçada com a água proveniente do canal de transvaze da barragem do Sabugal.
Domingos Torrão, o presidente da Câmara Municipal de Penamacor, diz que foi apresentada uma candidatura a fundos comunitários para a concretização destes projectos, mostrando-se satisfeito por ver que já hoje “segundo os autocaravanistas que estão aqui é das melhores do país”.
Na inauguração da área de serviço de Benquerença ouviu-se o pedido para a criação de uma outra em Penamacor. Domingos Torrão revela que chegou a ser pensada uma estrutura semelhante para a zona da mata municipal da sede de concelho, ideia que não está posta de parte. Tudo depende agora da resposta dos autocaravanistas.
Autor: José Furtado in jornal "A Reconquista"

Sem comentários: